IMT aguarda pedido e documentos para permitir uso do Funicular dos Guindais no Porto

IMT aguarda pedido e documentos para permitir uso do Funicular dos Guindais no Porto
| Porto
Porto Canal/Agências

O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) disse, esta sexta-feira, à Lusa que aguarda um pedido de autorização e de documentação da empresa que alterou a instalação do Funicular dos Guindais, no Porto, para poder autorizar o seu uso. Como avançou o Porto Canal esta quinta-feira, a infraestrutura ainda não tem data prevista para voltar a circular pela escarpa que lhe deu nome.

"No dia 19/03/2024, o IMT foi contactado pela empresa Liftech que efetuou as alterações na instalação. No entanto, o pedido de autorização e respetiva documentação associada ainda não foi enviado por essa entidade", pode ler-se numa resposta do IMT a questões da Lusa.

Segundo o IMT, "assim que o pedido de autorização e respetiva documentação der entrada no IMT a vistoria será marcada com a maior brevidade possível", para o instituto poder "emitir a autorização" de uso do Funicular dos Guindais.

Tendo tomado conhecimento, na última vistoria efetuada ao funicular, que a instalação seria alterada, o IMT afirma que explicou "à entidade exploradora da instalação como fazer o pedido de autorização e o respetivo processo (documentação) que deverá acompanhar o pedido".

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

Na quinta-feira, fonte da STCP Serviços, que gere o Funicular dos Guindais, afirmou que as obras no equipamento "estão concluídas" e apenas aguardam uma inspeção e autorização prévia do IMT.

"A empreitada está concluída. Aguarda-se a autorização prévia do IMT para a reabertura", pode ler-se numa resposta de fonte oficial da STCP Serviços, gestora do Funicular dos Guindais, à Lusa.

A mesma fonte confirma que "todas as fases da obra estão concluídas", aguardando-se apenas "a inspeção do IMT e a autorização prévia" para reabrir o funicular.

Assim, segundo a resposta do IMT desta sexta-feira, falta ainda um passo intermédio, o pedido de autorização e a respetiva documentação.

"O Funicular dos Guindais funciona através de um sistema de comando que permite a deslocação das cabines entre ambas as estações", um sistema "instalado há vários anos e que utilizava componentes eletrónicos (PLC e variador de velocidade) e eletromecânicos (relés) em final de ciclo de vida".

Assim, segundo a STCP Serviços, "foi necessária a substituição total da central de comando por uma de tecnologia atual".

O Funicular dos Guindais está encerrado desde novembro de 2023 para obras de manutenção e tinha data prevista de reabertura marcada para o primeiro trimestre de 2024, que termina no domingo.

Os titulares de cartão Porto. e assinaturas mensais Andante, com zona PRT1, têm à disposição um ‘shuttle’ de nove lugares, que garante atualmente o transporte entre as estações da Batalha e da Ribeira.

O Funicular dos Guindais é uma das infraestruturas a cargo da STCP Serviços, no seguimento do Contrato Programa realizado com a Câmara Municipal do Porto.

Em 2023, viajaram no funicular mais de 460 mil pessoas, sendo que cerca de 100 mil foram munícipes com cartão Porto. e clientes Andante, segundo a STCP.

Na sua configuração mais recente, o Funicular dos Guindais está aberto ao público desde 2004, mas as suas origens remetem a um veículo inaugurado em 1891, que deixou de circular dois anos depois, na sequência de um acidente.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).