Reclamações na saúde aumentaram 7,6% em 2023, segundo a entidade reguladora do setor
Porto Canal
Foram 108.261 as reclamações, elogios e sugestões que a Entidade Reguladora da Saúde (ERS) recebeu no ano de 2023, segundo um relatório citado pelo Notícias ao Minuto.
"Comparativamente com o período homólogo do ano anterior, verificou-se um acréscimo de 12,3% no universo de processos com factos ocorridos no ano" informou a ERS.
Cerca de 17.909, o que correspondente a 16,5%, diziam respeito a elogios.
Mas as reclamações aumentaram em 7,6% comparativamente ao ano de 2022. “Destes, a maioria estavam relacionados com constrangimentos na prestação de cuidados de saúde (22,8%), com os procedimentos administrativos adotados pelos prestadores (17,7%) e com a humanização dos serviços prestados e/ ou outros procedimentos adotados pelos prestadores para responder às necessidades e expectativas dos utentes na garantia dos seus direitos (17,2%)”, escreveu o site noticioso.
No setor público, as reclamações mais comuns são relacionadas com “Cuidados de saúde e segurança do doente” e com “Acesso a cuidados de saúde”. Já no setor privado, as reclamações mais comuns são relacionadas com “questões financeiras” e com “procedimentos administrativos”.