Exames nacionais devem contar menos para acesso ao ensino superior, defende CNE

Exames nacionais devem contar menos para acesso ao ensino superior, defende CNE
| País
Porto Canal \ Agências

A redução do peso dos exames nacionais no acesso ao ensino superior é uma das recomendações do Conselho Nacional de Educação (CNE), de acordo com um parecer deste órgão publicado esta quarta-feira em Diário da República.

Considera o CNE que “estabelecer progressivamente a separação entre o ensino secundário e o ensino superior, através da redução do peso dos exames nacionais no processo de seleção e seriação dos candidatos”, permitirá “aliviar a pressão do sistema de acesso ao ensino superior sobre o funcionamento do ensino secundário”.

Na “recomendação sobre exames e acesso ao ensino superior”, o conselho defende ainda que a candidatura não tenha custos para os estudantes para que “todos tenham possibilidade de se candidatarem (…), independentemente das suas disponibilidades financeiras”.

Para o órgão independente de consulta sobre a política educativa, a responsabilidade das instituições do ensino superior (IES) pelo processo de acesso e entrada deve ser reforçada e incluir “a definição do perfil de competências para a seleção dos candidatos e a introdução de critérios e de instrumentos de seleção e seriação próprios, em função do perfil definido”.

O CNE assinala que o objetivo do documento “não é propor um qualquer cenário de acesso ao ensino superior”, mas apresentar “a diversidade de processos” existentes e aconselhar “com base na fundamentação teórica apresentada, nas perspetivas partilhadas por especialistas no processo de audições, na análise realizada e em recomendações já emitidas”.

“Integrar, de forma progressiva, para as diferentes vias de entrada no ensino superior (por ex. cursos científico-humanísticos ou cursos de dupla certificação), um modelo único de acesso”, é outras das recomendações do conselho, que considera que “a operacionalização deste modelo deverá ser ajustada e coerente com os currículos a que os estudantes foram sujeitos”.

De acordo com o CNE, “esta mudança poderá contribuir para a valorização social das diversas vias de entrada (…), bem como para uma maior adequação das práticas de avaliação do modelo de acesso” e, à medida que for sendo concretizada, os concursos especiais devem avançar no sentido do novo modelo geral de acesso.

Recomenda igualmente que a divulgação das regras de acesso ao superior seja assegurada pelas escolas secundárias e pelas IES, “de forma coordenada, alargada e atempada”, e que o modelo de acesso em vigor seja monitorizado, “procedendo-se a reajustes se necessário, de forma a assegurar a sua integridade e adequação”, bem como que seja determinado “um período de tempo a partir do qual se deverá proceder à sua revisão”.

Na introdução do documento, o conselho assinala que o acesso ao ensino superior tem uma “importância crucial para a definição de percursos e da vida dos jovens” e está ligado ao desenvolvimento do país e às necessidades da economia.

Hoje foi também publicada em Diário da República a portaria que aprova o Regulamento do Concurso Nacional de Acesso e Ingresso no Ensino Superior Público para a Matrícula e Inscrição no Ano Letivo de 2024-2025.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.