Depois do calor e das poeiras, neve está de regresso ao Norte

Depois do calor e das poeiras, neve está de regresso ao Norte
| Norte
Porto Canal / Agências

O fim-de-semana poderá ter sido de muito calor, ao qual se juntaram poeiras oriundas do Norte de África, mas esta segunda-feira está a ser marcada por uma descida abrupta da temperatura e previsão de queda de neve na região Norte. Os distritos de Aveiro, Bragança, Coimbra, Viseu, Braga, Porto, Guarda, Vila Real e Viana do Castelo estão sob aviso amarelo devido à neve, com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a dar nota da elevada probabilidade de “queda de neve acima de 600/800 metros, com acumulação acima de 800/1000 metros, que poderá ser de 5 cm acima de 800 metros”.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

De acordo com a mesma fonte, a temperatura mínima vai descer 10 graus nos próximos dois dias, caindo dos 13ºC registados na noite de sexta-feira para os 3ºC na noite de segunda para terça-feira.

A previsão de queda de neve, entre segunda-feira e terça-feira, afeta 11 dos 18 distritos de Portugal continental, nomeadamente Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga, que estão sob aviso amarelo.

Segundo o IPMA, nestes 11 distritos prevê-se "queda de neve acima de 600/800 metros, com acumulação acima de 800/1.000 metros, que poderá ser de cinco centímetros acima de 800 metros", o que poderá levar a perturbações causadas por queda de neve com acumulação e possível formação de gelo, por exemplo, "vias condicionadas ou interditas, danos em estruturas ou árvores, abastecimentos locais prejudicados".

Há ainda aviso amarelo devido à "precipitação, por vezes forte, acompanhada de trovoada e rajadas fortes de vento", entre as 18:00 deste domingo e as 03:00 de segunda-feira, para os distritos de Évora, Faro e Beja, alertou o instituto responsável pelo serviço nacional meteorológico.

Aos alertas de agitação marítima, neve e precipitação junta-se o aviso amarelo de vento forte, que se aplica aos distritos de Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga, entre segunda-feira e terça-feira, informou o IPMA.

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica, enquanto o aviso laranja, o segundo mais grave, é emitido sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.