Reabilitação de Ilhas na Lomba a um passo de avançar: concurso da obra lançado por 4,6 milhões de euros

Reabilitação de Ilhas na Lomba a um passo de avançar: concurso da obra lançado por 4,6 milhões de euros
Porto Vivo, SRU – Sociedade de Reabilitação Urbana do Porto, E.M., S.A.
| Porto
Porto Canal

Está aberto o concurso público da empreitada de reabilitação das Ilhas da Lomba, no Bonfim, no Porto, por 4,6 milhões de euros. O prazo para a execução dos trabalhos é de 20 meses e podem ser apresentadas propostas até o dia 5 de maio. Da intervenção vão resultar 47 fogos e a conclusão está apontada para 2026.

As obras de reabilitação são um compromisso assumido pela Câmara do Porto desde 2021 e estão agora mais próximos de sair do papel. A aquisição total das casas foi concluída pela Câmara em fevereiro.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

A vontade de oferecer uma solução digna a estas famílias foi expressa pela autarquia desde o final de 2021, e começou a tomar forma em novembro de 2022, com a assinatura de um protocolo entre a Porto Vivo, SRU e o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU).

Em declarações ao Porto Canal, o vereador do Urbanismo da autarquia portuense, Pedro Baganha, disse que este é um marco significativo, pois pela primeira vez em 150 anos não se fala em erradicar ilhas, mas sim em reabilitá-las.

O foco está na reabilitação de 47 habitações, correspondendo ao número de agregados familiares pré-existentes, com previsão de retorno dos moradores originais até 2026.

O projeto de reabilitação é assinado por Maria Souto Moura, Francisco Pina Cabral, Francisco Amoedo Pinto e Luís Vitorino Caleiro e prevê que o novo complexo disponha de 34 habitações de tipologia T1, 10 de tipologia T2 e três de tipologia T3.

+ notícias: Porto

A noite em que a luta por uma "Palestina livre" chegou à Universidade do Porto

Algumas dezenas de estudantes e ativistas ocuparam, na noite desta quinta-feira, a Faculdade de Ciências do Porto em forma de protesto pela Palestina.

Falha de iluminação na Rua da Constituição dura há um mês e preocupa moradores e comerciantes

A Rua da Constituição, no Porto, está há um mês sem iluminação pública entre as ruas de Faria Guimarães e Antero de Quental, avança o Jornal de Notícias. Moradores e comerciantes estão preocupados com a falta de luz durante a noite, embora até agora não tenham ocorrido incidentes de assaltos ou vandalismos, que costumam ser frequentes na Praça do Marquês, que ladeia com a artéria.

Dois homens esfaqueados em rixa no Porto

Dois homens foram esfaqueados numa rixa, na madrugada desta sexta-feira, no Porto, avança o Correio da Manhã.