Autarquia do Porto quer expropriar terrenos para obra em ilhas da Lomba

Foto: Miguel Nogueira|Porto.
| Porto
Porto Canal

A autarquia do Porto já comprou a maioria das casas nas ilhas da Lomba, no Bonfim, mas falta ainda acordo para algumas parcelas. De acordo com a informação avançada pelo Jornal de Notícias, o município do Porto vai levar à reunião de Executivo, na próxima segunda-feira, uma proposta para declarar a expropriação daquela zona “de utilidade pública, com carácter de urgência”.

No total faltam ainda adquirir seis habitações e três parcelas de terreno nas ilhas da Lomba e, tal como escreve o Jornal de Notícias, sem elas será impossível avançar com a “prometida” obra de requalificação do complexo e das 63 casas entre a Rua do Lourenço, a Travessa da Lomba e a Rua de Vera Cruz.

Relativamente ao realojamento das famílias que vivem na ilha da Lomba, cerca de 39 famílias, esse “está a ser tratado”.

Ao longo das obras, 26 famílias vão ficar em casas da Domus Social e as restantes 13 famílias vão ser realojadas em habitações arrendadas pela Câmara.

Fruto de um investimento de cerca de 7,7 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência, o projeto deverá estar concluído em junho de 2026, estimando-se que também nesse mês sejam entregues as novas habitações aos atuais 46 moradores, que, enquanto a obra decorre, serão realojados no parque habitacional do município.

+ notícias: Porto

Detido no Porto jovem suspeito de incentivar massacres em escolas brasileiras

Um jovem português foi detido esta quinta-feira pela Unidade de Contraterrorismo da Polícia Judiciária. O estudantes de 17 anos é suspeito de ter incentivado dezenas de massacres em escolas no Brasil, avança a CNN Portugal.

Presidente da bancada do PSD na Assembleia Municipal do Porto apresenta demissão

O Público avança, esta quinta-feira, a demissão do líder de bancada do PSD na Assembleia Municipal do Porto. Miguel Côrte-Real terá apresentado a sua demissão na noite de quarta-feira numa reunião da bancada do partido que o próprio convocou.

Obras do novo centro de saúde de Rio Tinto arrancam no verão

A construção do novo centro de saúde de Rio Tinto, situado na Rua das Arroteias, em Gondomar, vai arrancar em junho, dois anos depois da obra ter sido anunciada pela Câmara Municipal. O novo centro de saúde vai beneficiar 25 mil utentes.