Preços da habitação subiram em 2023 mas o número de transações recuou 18,7%

Preços da habitação subiram em 2023 mas o número de transações recuou 18,7%
Pedro Benjamim | Porto Canal
| País
Porto Canal / Agências

O Índice de Preços da Habitação (IPHab) aumentou 8,2% em 2023, menos 4,4 pontos percentuais do que em 2022, tendo o número de transações de casas recuado 18,7%, divulgou esta sexta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

“Em 2023, os preços das habitações transacionadas mantiveram uma trajetória de crescimento, tendo-se registado, no entanto, uma desaceleração, com a taxa de variação média anual do IPHab a passar de 12,6%, em 2022, para 8,2%”, refere o INE.

Segundo o instituto estatístico, no ano passado assistiu-se a um aumento dos preços quer das habitações já existentes, quer das habitações novas, mas a subida foi “mais pronunciada” nas primeiras (8,7%) face às segundas (6,6%).

Contudo, a diferença no ritmo de crescimento dos preços das duas categorias de alojamentos reduziu-se para menos de metade no último ano, passando de 5,2 pontos percentuais em 2022 para 2,1 pontos percentuais em 2023.

+ notícias: País

Parlamento aprova fim das portagens nas ex-SCUT. A Norte, há três autoestradas que vão sofrer alterações

O parlamento aprovou hoje na generalidade o projeto de lei do PS para eliminar as portagens nas ex-SCUT com os votos a favor dos socialistas, Chega, BE, PCP, Livre e PAN.

Taxa de desemprego cai para 6,5%

A taxa de desemprego foi de 6,5% em março, menos 0,3 pontos percentuais em termos homólogos e 0,1 pontos percentuais abaixo de fevereiro, segundo a estimativa provisória avançada esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".