Adeus “Olá”? Famosos gelados podem não voltar no Verão
Porto Canal
A multinacional Unilever revelou esta terça-feira que se irá desvincular da sua marca de gelados, conhecida em Portugal como "Olá", e implementar um plano de reestruturação que terá como resultado a eliminação de 7.500 postos de trabalho. Com o verão à porta, a operação dificilmente terá impacto nas vendas deste ano, mas a dúvida para os próximos verões está lançada.
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Esta operação não pretende ser uma venda, mas sim uma separação da marca de gelados, de acordo com a notícia avançada pela agência internacional Reuteres.
A Unliver é detentora de marcas como a Magnum, Ben & Jerry's, e operam em Portugal desde 1959, sob o nome da marca "Olá".
De acordo com a agência internacional, os investidores acolheram favoravelmente esta decisão, o que resultou num aumento de quase 6% nas ações da Unilever, uma das principais empresas globais de bens de consumo. A operação irá começar de forma imediata e deve estar concluída até ao final de 2025, segundo a empresa.
O negócio de gelados representa cerca de 16% das vendas globais da Unilever e, em alguns países, contribui com uma percentagem que pode chegar aos 40%.
O grupo, que atualmente detém mais de 400 marcas, incluindo a Dove, Marmite e Hellmann's, também introduziu um programa para cortar custos em cerca de 800 milhões de euros nos próximos três anos. As mudanças propostas afetarão aproximadamente 7.500 empregos em todo o mundo, com custos totais de reestruturação estimados em cerca de 1,2% da receita global durante esse período.
“Estamos a analisar toda a organização, tanto na nossa sede, no centro corporativo, como nos pontos de coordenação de grupos empresariais, bem como nas unidades de negócios nos países”, afirmou Heins Schumacher, o novo presidente executivo da Unilever.
É de recordar que em outubro do ano passado, Schumacher, já tinha anunciado que o plano era focar a Unliver em 30 das suas marcas mais rentáveis, as que representam 70% das vendas totais da empresa, recorda a Reuters.