Não têm orelhas, mas será que os peixes ouvem?

Não têm orelhas, mas será que os peixes ouvem?
| País
Porto Canal

É uma pergunta para a qual quase todos têm resposta ou opinião… mas que é dada com pouca convicção. Afinal, os peixes ouvem ou não?

Os portuenses respondem com ironia à questão, mas ainda assim a dúvida persiste. “Eu acho que não, mas ouvem?”, perguntam-nos.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

Apesar de não terem um órgão específico para audição, os peixes são de facto capazes de ouvir.

Os peixes ouvem através de um sistema lateral composto por pequenos poros e canais sensoriais localizados ao longo do corpo. Estes órgãos permitem a detecção de vibrações e mudanças na pressão da água, e, por isso, dificilmente ouvem sons provenientes do exterior.

A poluição sonora no oceano provocada por navios, perfurações de petróleo e até mesmo o estalar dos glaciares põem em risco a vida marinha, porque estes animais dependem do som para se orientar

+ notícias: País

Taxa de desemprego cai para 6,5%

A taxa de desemprego foi de 6,5% em março, menos 0,3 pontos percentuais em termos homólogos e 0,1 pontos percentuais abaixo de fevereiro, segundo a estimativa provisória avançada esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.