Programa de incentivo à natalidade de Santa Maria da Feira distribuiu 3,5 milhões de euros em dois anos

Programa de incentivo à natalidade de Santa Maria da Feira distribuiu 3,5 milhões de euros em dois anos
| Norte
Porto Canal/Agências

O programa de incentivo à natalidade que Santa Maria da Feira implementou a 18 de março de 2022 distribuiu até hoje mais de 3,5 milhões de euros pelas famílias de 3.896 crianças até aos 3 anos.

A soma apresentada por essa autarquia do distrito de Aveiro e da Área Metropolitana do Porto representa 600 euros anuais por cada bebé com residência no concelho, durante os seus primeiros 3 anos de vida.

Com esses 1.800 euros por cada criança, o objetivo é aumentar a população do território dos cerca de 137.000 habitantes registados em 2021 para mais de 140.000 nos próximos anos, na expectativa de que o crescimento da taxa de natalidade também ajude a fixar mais jovens casais no concelho.

“Esta é uma proposta que apresentámos nas últimas eleições autárquicas e, dois anos após a sua implementação, é gratificante ver os números atingidos. Temos mais crianças a nascer em todo o território”, declara à agência Lusa o vice-presidente da Câmara Municipal da Feira, Amadeu Albergaria.

Referindo que essa estratégia foi definida para combater localmente o envelhecimento populacional, o autarca social-democrata acrescenta: “Estamos a atrair e a fixar em Santa Maria da Feira jovens que escolheram este território para viver, trabalhar e constituir as suas famílias. Prosseguiremos com este apoio aos nossos habitantes, incentivando mais nascimentos e assegurando o futuro do concelho e do país”.

O programa em causa tem dois períodos definidos para atribuição das verbas – março e setembro, com base em candidaturas formalizadas previamente – e reparte os 600 euros de cada ano em duas prestações.

Uma vez que determinadas famílias solicitaram o apoio para mais do que uma criança, desde 2022 o programa apoiou 3.653 agregados. Desses, “3.401 famílias submeteram candidaturas para um filho, 230 requereram o apoio para dois e quatro pediram-no para três”.

Ainda segundo dados da autarquia, o ano de 2022 registou 2.662 candidaturas válidas e o de 2023 contou com 3.154 pedidos. Quanto a 2024, até ao final da semana passada encontravam-se ativos 2.580 requerimentos.

Os interessados devem apresentar o seu pedido através de impresso próprio, que está disponível no site oficial da Câmara Municipal e indica quais os documentos necessários para formalização da candidatura.

Uma das famílias que beneficiou do programa é a de Juliana Teixeira, mãe de quatro rapazes. Dois deles, gémeos, nasceram no período de vigência desta medida de incentivo à natalidade e, citada pela autarquia, a mãe dos meninos explica o uso que vai dar aos 3.600 euros a receber pelas duas crianças: “Reservámos parte deste apoio para o futuro dos nossos filhos e outra para despesas correntes”.

Outra beneficiária da medida, Diana Campinho, candidatou-se como mãe de duas meninas e considera o programa uma ajuda importante nos primeiros tempos de vida da criança, sobretudo face às exigências médicas iniciais. “Com tantas despesas de saúde, vacinas e consultas, este complemento dá-nos outra segurança”, afirma.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Detido em Viana tinha mais de 500 doses de droga

Um homem de 21 anos foi detido no dia 25 de abril pela GNR no seguimento de uma ação de fiscalização rodoviária em Viana do Castelo. Após busca do domiciliária à residência do suspeito, foram apreendidas mais de 600 doses de estupefacientes – MDMA, haxixe e cocaína.

Jovem detido em Barcelos por tráfico de estupefacientes em discoteca

Um homem de 20 anos foi detido no dia 25 de abril pela Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Barcelos, por tráfico de estupefacientes dentro de um estabelecimento de diversão noturna em Barcelos, anunciou este domingo a guarda.