"Primavera chegou mais cedo" a Barcelos

"Primavera chegou mais cedo" a Barcelos
CM Barcelos
| Norte
Porto Canal

A Câmara de Barcelos divulgou os jardins adornados com flores sazonais, principalmente tulipas, que embelezarão a cidade durante a primavera e o verão.

“A Primavera chegou mais cedo a Barcelos. Obrigado a todos os que trabalham para embelezar a nossa cidade”, foi desta forma que a autarquia de Barcelos partilhou as imagens dos jardins.

Porto CanalPorto Canal

A cidade do ‘galo’ é reconhecida em todo o país devido à sua lendária competição de flores.

Segundo o jornal O Minho, a apanha das pétalas é levada a cabo pelas associações, e posteriomente, no cortejo das Festas das Cruzes, precisamente na primavera, as flores são lançadas sobre a assistência revestindo as ruas da cidade com um tapete de cor.

“A luta de flores constitui um momento simbólico que permite expor a tradição e a identidade cultural de cada freguesia a participar e do município em geral”, pode ler-se no portal da autarquia.

A origem remonta ao início do século XX e era, inicialmente, “uma parada agrícola em que os trabalhadores traziam as flores dos campos espalhando-as pela cidade num ato catártico de celebração da primavera”, citado pelo jornal.

A Festa das Cruzes é primeira grande romaria do Minho e este ano decorre de 30 de abril a 05 de maio.

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.