GNR realiza operação no âmbito das deslocações em viagens de finalistas

GNR realiza operação no âmbito das deslocações em viagens de finalistas
| País
Porto Canal/Agências

A Guarda Nacional Republicana (GNR) realiza a partir de segunda-feira uma operação de sensibilização junto da comunidade escolar e de fiscalização nas fronteiras terrestres no âmbito das deslocações em viagens de finalistas, anunciou esta sexta-feira a guarda.

De acordo com a GNR, a operação “Spring Break 2024”, que se realiza em duas fases, envolve ações de sensibilização junto da comunidade escolar e de fiscalização nas fronteiras de Vilar Formoso, no distrito da Guarda, Caia, em Portalegre, e Vila Real de Santo António, em Faro.

O objetivo da operação é a prevenção de comportamentos de risco por parte da população jovem, que se desloca nesta altura do ano para o sul de Espanha e Catalunha em viagem de finalistas.

Na primeira fase, que decorre até 24 de março, a GNR vai fazer ações de sensibilização junto dos jovens, visando a consciencialização e sensibilização dos estudantes para os comportamentos de risco associados “ao consumo de drogas e álcool inerentes às viagens de finalistas e férias escolares, direcionadas para o grupo-alvo de alunos do 9.º ao 12.º ano de escolaridade”.

Entre os dias 22 de março e 7 de abril, a GNR, com o apoio da valência de investigação criminal e de binómios cinotécnicos de deteção de droga, em coordenação com a Guardia Civil espanhola, serão efetuadas ações de fiscalização junto às fronteiras terrestres em Vilar Formoso, Caia e Vila Real de Santo António.

Segundo a GNR em comunicado, o objetivo é “detetar a prática de ilícitos associados ao consumo de substâncias estupefacientes, bem como garantir as condições de segurança dos veículos que irão transportar os jovens”.

Também a PSP está a realizar ações de sensibilização junto dos estudantes que vão realizar viagens de finalistas, alertando-os para o consumo excessivo de álcool e droga durante as viagens.

Em comunicado enviado à Lusa na terça-feira, a Polícia de Segurança Pública indicou que a operação “Viagens de Finalistas” vai decorrer até 22 de março em todo o país, numa altura em que estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário realizam viagens de finalistas, sendo Espanha um dos destinos mais frequentes.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.