As reações dos partidos à greve dos jornalistas

As reações dos partidos à greve dos jornalistas
Porto Canal
| País
Porto Canal

O Sindicato dos Jornalistas convocou para esta quinta-feira uma greve geral, entre as 00h00 e as 24h00 de 14 de março.

A “insegurança no emprego”, os “salários baixos praticados no setor” e a “precariedade” são alguns dos motivos que o sindicato invoca para a paralisação.

Ao início da tarde desta quinta-feira, alguns partidos políticos e respetivos líderes começaram a reagir à greve.

O presidente dos sociais-democratas partilhou uma mensagem de apoio, numa publicação na rede social X, antigo Twitter.

“Hoje, a notícia é a ausência de notícias. O Jornalismo é vital para a democracia: só há jornais, televisões e rádios fortes, livres e independentes com jornalistas fortes, livres e independentes”, escreveu Luís Montenegro.

Também o Secretário-Geral dos socialistas deixou um comentário solidário. Pedro Nuno Santos enalteceu a importância do jornalismo “para a democracia”, acrescentado que “só há jornais, televisões e rádios fortes, livres e independentes com jornalistas fortes, livres e independentes”.

Ainda na rede social X, o Bloco de Esquerda mostrou-se solidário com a causa dos jornalistas.

“A precariedade, os baixos salários e o excesso de horas de trabalho são indignos para quem trabalha e colocam em causa a qualidade e a liberdade do jornalismo e o direito à informação”, pode ler-se na partilha.

Na mesma publicação também é possível ler a opinião da líder do partido, Mariana Mortágua, onde sublinha que “defender o jornalismo livre é causa de quem defende a democracia. E a luta dos jornalistas prova que a sua causa é a democracia”.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.