Ativistas "constroem" horta em campo de golfe 

Ativistas "constroem" horta em campo de golfe 
Foto: Página instagram da Climáximo
| País
Porto Canal/Agências

Um grupo de seis ativistas do movimento Climáximo construiu esta quarta-feira uma horta urbana no campo de golfe de Oeiras, em Lisboa, para exigir o fim da crise climática e “travar consumos criminosos e desajustados por parte dos super-ricos”.

“Em tempos de seca, a manutenção do golfe é criminosa”, diz o Climáximo em comunicado.

De acordo com o movimento, os seis jovens ativistas entraram no campo de golfe de Oeiras cerca das 12:00 com enxadas e dezenas de legumes e árvores para “inaugurar uma horta urbana agroflorestal para produção alimentar”.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

A iniciativa, reforça o coletivo, serve para “travar o crime de se continuar a usar recursos energéticos e água para a manutenção de campos de golfe em plena crise climática e de protestos de agricultores por falta de água”.

Plantando uma variedade de espécies hortícolas e árvores autóctones, os jovens tentaram mostrar como as pessoas podem “construir um mundo em função dos interesses e necessidades reais, travar consumos criminosos e desajustados por parte dos super-ricos e dar novos propósitos a locais que atualmente são de acesso restrito para as elites que mais culpadas são pela crise climática”.

O Climáximo lembra que “o aumento dos preços dos alimentos devido aos impactos da crise climática através da seca faz-se sentir de forma clara e compromete o acesso das pessoas a bens alimentares essenciais”.

“Estamos no 10.º mês seguido mais quente de sempre, enfrentamos seca de terrenos agrícolas e florestais e o esvaziamento de barragens, rios e charcos, deixando em aflição centenas de agricultores por todo o país, com protestos há menos de uma semana no Algarve”, salientou a porta-voz do grupo Leonor Canadas, citada no comunicado.

Para Leonor Canadas, as “elites do capitalismo” seguem as suas vidas normais, contribuindo “de forma desproporcional para o agravamento da seca que se faz sentir”.

“As elites que usufruem deste tipo de lazer são as mesmas que apresentam níveis e padrões de consumo que comportam emissões de gases com efeito de estufa de intensidade abismal, comparadas com a grande maioria da população – os 10% mais ricos produzem metade das emissões de CO2, a nível global e também dentro dum país”, lamentou.

“Numa situação de emergência como a que vivemos, não pode haver dúvidas sobre que consumos priorizar: consumos de luxo e consumos sem utilidade social e com um grande impacto a nível de emissões, gasto de água doce e destruição de ecossistemas, têm de acabar imediatamente”, acrescentou.

Contactado pela agência Lusa, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP indicou que os ativistas colocaram-se em fuga após a ação no campo de golfe, não tendo havido detenções.

A diretora do campo de golfe, Patrícia Brito e Cunha, disse à Lusa que o terreno "não ficou muito danificado" e que os jovens já tinham ido embora quando a PSP chegou.

O Climáximo recordou o ataque com tinta vermelha ao hotel de Lisboa utilizado pela Aliança Democrática (AD) para acompanhar a noite eleitoral, afirmando que “tanto o Governo atual como o próximo têm planos para garantir o colapso climático”.

“O coletivo chama todas as pessoas para não consentirem com a guerra atual contra as vidas e entrarem em resistência climática”, sublinhou.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Climáximo (@climaximopt)

 

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.