FC Porto (Youth League): De volta a Nyon cinco anos depois. Crónica de jogo

FC Porto (Youth League): De volta a Nyon cinco anos depois. Crónica de jogo
| Desporto
Porto Canal

Depois de ter eliminado o campeão europeu, o FC Porto foi até Mainz, onde já tinham caído Barcelona e Manchester City, eliminar a formação local por 4-1 e seguir para a final four de Nyon, onde vai defrontar o AC Milan nas meias-finais da Youth League (19 de abril). Os Dragões já não viajavam até à Suíça para disputar a fase decisiva da competição há cinco anos, desde que levantaram o troféu. Um bis de Rodrigo Mora, um golo de João Teixeira e outro de Anhá Candé carimbaram o triunfo em solo germânico.

Perante milhares de adeptos vibrantes do Mainz, os jovens do FC Porto mostraram ser verdadeiros adultos dentro de campo nos primeiros 45 minutos, dominaram por completo a partida e regressaram aos balneários com uma vantagem de 2-0 no placar.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Tiago Andrade foi o que mais desequilibrou a partir da esquerda nos primeiros minutos do duelo, mas foi João Teixeira, numa jogada de génio, a adiantar os azuis e brancos na Alemanha. Aos 18 minutos, o médio libertou-se do marcador direto ainda no meio-campo, viu o camisola 11 bem aberto, desferiu um passe longo com grande exatidão e correu para a grande área. Andrade cruzou para a marca de grande penalidade e o camisola oito rematou com convicção. O guarda-redes ainda defendeu, mas só as redes travaram a bola (1-0).

Três minutos depois, Rodrigo Mora recebeu à esquerda, deu de calcanhar para Tiago Andrade, que testou Babatz, mas o guardião impediu o segundo da tarde. Aos 26, na ressaca de um cruzamento, foi André Oliveira a estar muito perto do golo: o médio recebeu à entrada da área e tentou colocar junto ao poste mais distante, mas acertou em cheio no ferro.

Com o enorme volume ofensivo demonstrado e a imensa qualidade individual do plantel, adivinhava-se que o segundo golo do jogo seria azul e branco e a teoria confirmou-se aos 32 minutos. Num lance de génio, Rodrigo Mora recebeu à esquerda, junto à entrada da área, tirou dois adversários do caminho e colocou a bola no canto superior mais próximo (2-0). Ainda antes do final da etapa inaugural, Anhá Candé ficou a centímetros de desviar a recarga do remate de Tiago Andrade para o fundo das redes germânicas.

O domínio dos da Invicta prolongou-se na segunda parte e Gonçalo Sousa por muito pouco não dilatou a vantagem logo aos 47 minutos. Isolado na grande área, o extremo tirou o guarda-redes do caminho, mas não impediu que um defesa lhe tirasse a oportunidade de marcar.

O Mainz lançou-se para diante e, aos 51 minutos, valeu Diogo Fernandes a evitar o golo dos da casa. Após um cruzamento, Safyan Touré apareceu isolado, não colocou bem o pé na bola e esta subiu inesperadamente, mas o guardião portista, com grandes reflexos, desviou-a para canto.

Já depois de Cardoso Varela ter desperdiçado uma chance em que, dentro da área, teve tempo de dominar e de definir o remate, mas não conseguiu desviar do guarda-redes, Rodrigo Mora intercetou uma bola na primeira fase de construção do Mainz, bisou no encontro e igualou Chiakha, do Copenhaga, no topo da lista de melhores marcadores da prova com sete golos. Estava selado o desfecho da partida (3-0).

Houve ainda tempo para Anhá Candé fazer o que melhor sabe: marcar. Aos 83 minutos, o avançado recebeu a bola à direita, fletiu para o meio e, à entrada da área, colocou a bola junto ao poste mais distante (4-0). Foi o sexto golo do ponta de lança na prova. Os alemães ainda reduziram aos 87 minutos por Engel, mas nada mudaria até ao apito final (4-1).

Os Sub-19 voltam à ação a 30 de março. A deslocação ao reduto do SC Braga é relativa à sexta jornada da fase de apuramento de campeão do campeonato nacional de juniores A (16h00).

FICHA DE JOGO

MAINZ-FC PORTO, 1-4
UEFA Youth League, quartos de final
13 de março de 2024
Bruchwegstadion, em Mainz (Alemanha)

Árbitro: Goga Kikacheishvili (Geórgia)
Assistentes: David Akhvlediani e Davit Gabisonia (Geórgia)
Quarto árbitro: Patrick Schwengers (Alemanha)

MAINZ: Babatz (g.r.); Götze, Marincau, Dal, Müller, Pavisic, Engel, Gleiber (cap.), Amann, Dardari e Kalemba
Substituições: Emanuel Marincau por Safyan Touré (46m), Marcel Kalemba por Lovis Bierschenk (61m), Daniel Gleiber por Sean Horozovic (77m), Engel por Wiesnet (89m) e Tim Müller por Jusuf Ugljanin (89m)
Não utilizados: Zuther (g.r.) e Kljajic
Treinador: Benjamin Hoffmann

FC PORTO: Diogo Fernandes; Martim Fernandes, Gabriel Brás (cap.), António Ribeiro, Dinis Rodrigues, André Oliveira, João Teixeira, Rodrigo Mora, Tiago Andrade, Gonçalo Sousa e Anhá Candé
Substituições: João Teixeira por Gil Martins (70m), Tiago Andrade por Cardoso Varela (70m), Rodrigo Mora por Mariano Regal (77m) e Martim Fernandes por Bernardo Ferreira (84m)
Não utilizados: Gustavo Lacerda (g.r.), Luís Gomes e Alfa Baldé
Treinador: Nuno Capucho

Ao intervalo: 0-2
Marcadores: João Teixeira (18m), Rodrigo Mora (32m e 73m), Anhá Candé (83m) e Engel (87m)
Disciplina: cartão amarelo a Tim Müller (40m), Stjepan Pavisic (54m), Jason Amann (61m), Daniel Gleiber (77m), André Oliveira (82m) e Horozovic (90m+1)

+ notícias: Desporto

Ricardo Ares: "Vamos dar tudo o que temos"

Ricardo Ares projetou a final 4 da Taça de Portugal, que se disputa este fim de semana em Barcelos e arranca com um FC Porto-Oliveirense (sábado, 12h00).

Eleições FC Porto. Tudo sobre o ato eleitoral deste sábado

As eleições para os órgãos sociais do FC Porto, relativas ao quadriénio 2024-28, têm lugar este sábado no Estádio do Dragão.

Tudo preparado para receber as eleições do FC Porto 2024-2028

O Estádio do Dragão já está pronto para receber as eleições dos órgãos sociais do FC Porto, relativas ao quadriénio 2024-28, que têm lugar este sábado no Estádio do Dragão.