Segurança Social já pagou apoio à renda a 185 mil inquilinos. Quem está abrangido?

Segurança Social já pagou apoio à renda a 185 mil inquilinos. Quem está abrangido?
| País
Porto Canal

Na passada semana, e de acordo com o calendário divulgado pela Segurança Social, já foi efetuado o pagamento do apoio extraordinário às rendas relativo ao mês de fevereiro. Esta medida consta no Orçamento do Estado para 2024, abrange aproximadamente 185 mil inquilinos, é feita por transferência bancária e atribuída a famílias em que o pagamento da renda equivale a uma taxa de esforço superior a 35%.

Mas quem tem direito a receber este apoio?

De acordo com a DECO PROteste, citada pelo 'Notícias ao Minuto', para lhes ser atribuído este apoio as famílias têm que reunir as seguintes condições:

- ter residência fiscal em Portugal;

- contrato de arrendamento ou subarrendamento de primeira habitação celebrado até 15 de março de 2023 e registado nas Finanças;

- rendimentos anuais do agregado que não ultrapassem o sexto escalão do IRS (até 38.632 euros);

- taxa de esforço igual ou superior a 35% do rendimento anual com o encargo anual de rendas.

Realce-se que devem ser reunidas todas as condições acima descritas.

 

Mas "este apoio também é atribuído a quem não é obrigado a entregar a declaração anual do IRS e a quem é beneficiário de pensão de aposentação, reforma ou sobrevivência, ou ainda de prestações no âmbito do seguro social voluntário atribuído aos bolseiros de investigação".

São também incluídos os beneficiários de algumas prestações sociais, salvaguardando-se que o rendimento anual do agregado não ultrapassa o sexto escalão do IRS (até 38.632 euros):

- pensão de velhice, sobrevivência, invalidez ou pensão social;

- prestação de desemprego;

- prestação de parentalidade;

- subsídio de doença e doença profissional (com período de atribuição não inferior a um mês);

- rendimento social de inserção;

- prestação social para a inclusão;

- complemento solidário para idosos;

- subsídio de apoio ao cuidador informal principal.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.