Já foram libertadas ativistas que partiram montra de banco

Já foram libertadas ativistas que partiram montra de banco
| País
Porto Canal / Agências

As duas ativistas da associação Climáximo que esta sexta-feira partiram em protesto o vidro de uma agência do banco Santander em Lisboa, durante a manifestação do Dia Internacional da Mulher, foram identificadas pela PSP e ficaram em liberdade.

O oficial de serviço ao Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da PSP disse à agência Lusa que as duas jovens que partiram com um martelo a montra de uma sucursal do Santander na Avenida Almirante Reis, em Lisboa, incorrem num crime de dano, que carece de queixa por parte do atingido, o que ainda não aconteceu, pelo que não foram detidas.

Maria Mesquita, uma das duas ativistas identificadas, explicou à Lusa que o objetivo era protestar contra o financiamento da indústria fóssil pelo banco.

Após partirem o vidro, cerca das 19:00, as duas jovens foram isoladas por um cordão policial e identificadas, o que motivou um protesto de vários manifestantes que, frente à dupla fila de separação criada pela PSP, gritaram em uníssono: "Libertem as camaradas".

A manifestação, convocada pela rede 08 de Março e pela Plataforma FEMINISTA, juntou hoje ao final da tarde mais de um milhar de pessoas que, apesar de alguma chuva, desfilaram pela Avenida Almirante Reis depois de uma concentração na Alameda D. Afonso Henriques, pelas 18:00.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.