Ativistas pelo clima pintam frases nas sedes dos partidos

Ativistas pelo clima pintam frases nas sedes dos partidos
DR
| País
Porto Canal com Lusa

Os estudantes da Greve Climática Estudantil pintaram várias frases de protesto nas sedes dos partidos na madrugada desta sexta-feira. Os ativistas referem que "não ter agora um plano para fim ao fóssil até 2030 é condenar o nosso futuro. É condenar milhões à morte". Sede do Chega foi excessão quanto às frases, tendo sido a fachada apenas manchada. O grupo explicou o porquê.

Os estudantes expressaram a sua indignação, responsabilizando os partidos pela ausência de planos concretos para eliminar o uso de combustíveis fósseis até 2030. Salientam também que o atual período eleitoral concede um mandato até 2028, tempo crucial para se tomarem medidas para enfrentar a crise climática. A ausência de um plano para o fim dos combustíveis fósseis até 2030 é vista dos jovens como uma sentença para o futuro, colocando milhões de vidas em risco.

Nas frases pintadas nas fachadas dos partidos políticos, destacam-se apelos como "Eletricidade 100% renovável e gratuita", "Fim ao fóssil 2030" e críticas diretas à falta de um plano concreto por parte dos partidos. O grupo ativista, conhecido como Fim ao Fóssil, justifica a ação como uma forma de alertar para a urgência da situação climática em Portugal, alertando para os efeitos já visíveis da crise e prevendo que estes se agravarão se não forem tomadas medidas imediatas.

A sede do Chega foi poupada de mensagens políticas por ser considerada "o cão de guarda do sistema fóssil". Os ativistas argumentam que a ideologia e políticas representadas pelo partido são sintomáticas do sistema fóssil que privilegia o lucro em detrimento da vida humana e do meio ambiente.

"Já levámos aos partidos o plano que explica como podem cumprir esta meta. Nenhum partido pode alegar não saber como fazer o fim ao fóssil nos prazos da ciência", escreve o grupo em comunicado.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.