Quatro distritos do Norte sob aviso laranja devido à neve

Quatro distritos do Norte sob aviso laranja devido à neve
| País
Porto Canal / Agências

Seis distritos de Portugal continental estão sob aviso laranja devido à queda de neve pelo menos até às 12h00 desta sexta-feira, enquanto a chuva, vento forte e agitação marítima afetam até domingo sobretudo o Centro e Norte.

Bragança, Vila Real, Viana do Castelo e Braga estão sob aviso laranja entre as 00h00 e as 12h00 desta sexta-feira, devido à queda de neve com acumulação acima de 800 metros, que poderá ser superior a 10 centímetros acima de 1000 metros, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em Guarda e Castelo Branco o alerta laranja está em vigor entre as 03h00 desta sexta-feira e as 05h00 de domingo, devido à queda de neve acima de 800/1000 metros, com acumulação acima de 1000 metros, que poderá ser entre 25 e 50 centímetros acima de 1600 metros, pode ler-se no comunicado.

“Nos pontos mais altos da Serra da Estrela poderá acumular cerca de um metro de neve no final do período”, destacou o instituto.

As estradas do maciço central da serra da Estrela foram esta quinta-feira encerradas ao trânsito devido à queda de neve, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.

Em Bragança, Vila Real, Viana do Castelo e Braga, mas também Viseu, Porto, Aveiro e Coimbra, o alerta amarelo devido à neve vigora entre as 21h00 desta sexta-feira até às 05h00 de domingo.

O estado do tempo em Portugal continental está a ser condicionado por uma “depressão complexa centrada a noroeste da Península Ibérica, e pelos sistemas frontais associados aos vários núcleos desta depressão”, frisou o IPMA, destacando para além da neve, a chuva, vento e agitação marítima.

Até domingo “estão previstos períodos de chuva ou aguaceiros, que irão variar em frequência e intensidade ao longo deste período, podendo ser de granizo e acompanhados de trovoada”, sendo nas tardes dos dias 08 e 09 de março, os períodos em que “se espera que a precipitação seja por vezes forte, em especial nas regiões Norte e Centro”.

O vento também soprará “por vezes forte, em especial no litoral e nas terras altas”, com maior incidência nos dias 08 e 09 de março, onde “as rajadas serão da ordem dos 80 km/h no litoral e dos 95 km/h nas terras altas”.

No domingo dia 10, apesar da situação meteorológica se manter, prevê-se que os aguaceiros diminuam gradualmente de intensidade e frequência a partir da tarde, e que o vento também diminua de intensidade, já não se esperando a ocorrência de rajadas durante a tarde, detalhou ainda o instituto.

“Salienta-se igualmente a agitação marítima forte, em especial na costa ocidental, com ondas entre 5 a 6 metros de altura significativa, podendo no sábado, dia 9, superar os 7 metros a norte do Cabo Raso”, alertou ainda.

O aviso laranja (o segundo mais grave numa escala de três) é emitido pelo IPMA sempre que existe "situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo (o menos grave) quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

As previsões sobre o estado do tempo serão atualizadas pelo IPMA em www.ipma.pt.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.