Jovens delinquentes em centros educativos atingem número recorde desde 2022

Jovens delinquentes em centros educativos atingem número recorde desde 2022
| País
Porto Canal / Agências

O número de jovens delinquentes internados nos centros educativos atingiu em fevereiro o valor mais elevado desde 2022, totalizando 136, a maioria com idades entre 15 e 17 anos, segundo a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais.

O último relatório da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) indica que o número de jovens internados em centros educativos em 29 de fevereiro era de 136, o número mais elevado desde junho de 2022, quanto se encontravam nestes estabelecimentos 121.

Também relativamente ao mês homólogo de 2023, verificou-se um crescimento de 7,94%, com mais 10 jovens em centros educativos, e este ano são mais oito os adolescentes nestes locais de reclusão.

Segundo o relatório, 77 jovens (56,62%) encontravam-se no regime de internamento semiaberto e 33 em regime fechado, estando ainda em “situação de ausência não autorizada” quatro adolescentes.

A DGRSP indica igualmente que a taxa de ocupação total dos centros educativos nesta data foi de 101,49%, ou seja, estão já lotados.

A DGRSP dá conta que, desde o início de 2023, foram encerradas uma unidade residencial no Centro Educativo Navarro de Paiva (12), uma unidade residencial no Centro Educativo da Bela Vista (12) e meia unidade residencial no Centro Educativo Padre António Oliveira (6) num total de 30 vagas, tendo a lotação total diminuído para 134 lugares.

Quanto à situação jurídica, 89,71% dos jovens encontravam-se em cumprimento de medida tutelar de internamento e sete estavam em “período de supervisão intensiva no âmbito de medida de internamento”.

De acordo com as estatísticas mensais, 84,56% dos jovens eram homens e mais de metade tinha entre 15 e 19 anos, apesar de também estarem nestes estabelecimentos seis rapazes com 13 anos e 11 adolescentes com 14.

Do total de 136 jovens internados, 12, a que correspondeu uma percentagem de 11,36%, eram de nacionalidade estrangeira.

O documento indica ainda que a maioria dos jovens delinquentes está internada num centro educativo por ter cometido crimes por ofensas à integridade física, ameaça e coação, difamação, calúnia e injúria, roubo e furto.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.