Diretor nacional da PSP admite escassez de recursos humanos e materiais

Diretor nacional da PSP admite escassez de recursos humanos e materiais
| País
Porto Canal/Agências

O diretor nacional da PSP, José Barros Correia, reconheceu esta terça-feira a necessidade de mais recursos humanos e materiais em todo o país, afirmando que é “de bom-tom” que se encontrem soluções para minimizar estas dificuldades.

O superintendente-chefe José Barros Correia falou esta terça-feira aos jornalistas, em Mirandela, onde esteve presente na cerimónia comemorativa do 148.º aniversário do Comando Distrital da PSP de Bragança e respondia ao alerta nesse sentido deixado pelo comandante da região, que disse ter ouvido “com muita atenção”.

“(...)Isto não é um problema do comando distrital de Bragança. Antes fosse, que se calhar já estava resolvido. Mas não é por isso que a segurança das pessoas e dos territórios são postas em causa”, vincou o diretor nacional, acrescentando que “obviamente que é de bom-tom” que se encontrem soluções que ajudem a minimizar as dificuldades que “são reais em todo o dispositivo policial”.

Para José Barros Correia, é normal que algumas ocorrências locais os comandantes possam sentir essa necessidade de ter mais recursos humanos e materiais.

José Correia Barros enalteceu ainda o trabalho desenvolvido no distrito de Bragança, que continua a ser “um dos mais seguros do país”.

Nas comemorações, o comandante distrital da PSP de Bragança, o superintendente Carlos Anastácio, alertava para a necessidade de mais meios na região.

Carlos Anastácio sublinhou também que essa necessidade acaba por estar “em linha” com o país.

Atualmente, nas esquadras da área de intervenção da PSP no distrito de Bragança, Mirandela e a capital de distrito há cerca de 200 operacionais, com uma média de idades superior a 50 anos.

“Como é sabido, tem havido um número menor de concorrentes à PSP. E isso vai-se refletindo nos comandos. No nosso caso, mais nos oficiais. Mas penso que com uma boa gestão a nível nacional se conseguirá colmatar essa deficiência”, apontou Carlos Anastácio.

O comandante de Bragança mostrou-se ainda preocupado por estarem previstas para breve promoções, o que poderá levar dois oficiais a abandonar o comando.

“Importa acautelar anteriormente a acontecer essa situação. O mesmo em relação aos funcionários não oficiais. Durante este ano estamos a prever que dois vão sair para aposentação, o que é significativo. (…) Há um concurso nacional e tentei sensibilizar o senhor diretor nacional para que sejamos contemplados com os frutos desse concurso”, disse ainda Carlos Anastácio.

Na cerimónia comemorativa foi ainda assinado um protocolo com o Instituto Politécnico de Bragança que prevê a possibilidade de os alunos realizarem estágios na polícia na área da assistência social.

“É importante ter uma ligação com os estudantes, que é uma parte comunidade muito importante, representam praticamente um terço [da comunidade]. (…) Há um certo mito que a polícia é só para fiscalizar. (…)Pretendemos aproximarmo-nos deles, que nos compreendam e que vejam um ponto de apoio em qualquer dificuldade”, afirmou Carlos Anastácio.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.