Últimos seis finalistas do Festival da Canção são escolhidos este sábado

Últimos seis finalistas do Festival da Canção são escolhidos este sábado
| País
Porto Canal/Agências

A escolha do representante de Portugal no Festival Eurovisão da Canção, marcado para maio na Suécia, continua este sábado, na segunda semifinal do 58.º Festival da Canção na qual serão apurados os últimos seis finalistas do concurso.

Dez compositores e intérpretes disputam este sábado os últimos seis lugares da final do concurso que celebra este ano o 60.º aniversário, marcada para 09 de março.

Na segunda semifinal do concurso, que é transmitida este sábado à noite a partir dos estúdios de Lisboa da RTP, competem, por ordem de apresentação: Buba Espinho, com “O farol”, Cristina Clara, com “Primavera”, Leo Middea, com “Doce mistério”, FILIPA, com “You can’t hide”, João Couto, com “Quarto para um”, Huca, com “Pede choro”, No Maka (Emanuel Oliveira e Duarte Carvalho), com a participação de Ana Maria, com “Aceitar”, Maria João, com “Dia”, Rita Onofre, com “Criatura”, e Silk Nobre, com “Change”.

Dos seis temas escolhidos este sábado, cinco serão selecionados através do sistema de votação habitual (metade da pontuação atribuída a um júri profissional e a outra metade ao voto do público). Antes de terminar a semifinal, o televoto abre novamente por um curto período para os telespectadores poderem votar e escolher mais uma música para disputar a final.

No dia 24 de fevereiro, na primeira semifinal, foram escolhidos seis temas: “Teorias da conspiração”, de Nena, “Bem longe daqui”, dos Perpétua, “Pontos finais”, de Rita Rocha, “Grito”, de Iolanda, “Pelas Costuras”, de João Borsch, e “Memory”, de Noble.

Na final, marcada para 09 de março, as votações do júri serão feitas por representantes de sete regiões de Portugal Continental e ilhas.

Em caso de empate, nas semifinais prevalece a escolha do júri e, na final, a do público.

O vencedor do Festival da Canção irá representar Portugal no 68.º Festival Eurovisão da Canção, que irá acontecer em Malmo, na Suécia, em maio, 50 anos depois da primeira vitória daquele país com o tema “Waterloo”, dos ABBA.

A Suécia venceu em maio do ano passado o 67.º Festival Eurovisão da Canção, que foi disputado em Liverpool, no Reino Unido, com o tema “Tattoo”, interpretado por Loreen, que já tinha conquistado o primeiro lugar no Festival da Eurovisão da Canção em 2012, com “Euphoria”.

Esta foi a sétima vez que a Suécia venceu o Festival Eurovisão da Canção, depois dos triunfos em 1974, 1984, 1991, 1999, 2012 e 2015.

Portugal ficou no ano passado em 23.º lugar, com Mimicat e a canção “Ai coração”.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.