Comboios avisa para "perturbações significativas" na próxima semana

Comboios avisa para "perturbações significativas" na próxima semana
| País
Porto Canal/ Agências

A CP - Comboios de Portugal avisou esta sexta-feira que são esperadas "perturbações significativas" nos dias 05 e 07 de março devido à greve dos trabalhadores da Infraestruturas de Portugal (IP).

"Informamos que, devido a uma greve convocada por um sindicato representativo dos trabalhadores da IP, responsável pela gestão da infraestrutura ferroviária, antecipam-se perturbações significativas na circulação dos comboios a nível nacional nos dias 05 e 07 de março de 2024", lê-se numa nota da CP.

A empresa alertou também para a possibilidade de a greve afetar os serviços nos dias 04, 06 e 08 de março, ressalvando que a informação pode ser atualizada, caso venham a ser decretados serviços mínimos.

Os clientes com bilhetes para viajar nos comboios alfa pendular, intercidades, internacional e inter-regional podem pedir o reembolso total do mesmo ou a sua troca.

Os reembolsos podem ser efetuados no site da CP, até 15 minutos antes da partida do comboio da estação de origem do cliente, ou nas bilheteiras.

"Passado esse prazo, e até 10 dias após terminada a greve, pode ser pedido o reembolso através do preenchimento do formulário de contacto 'online reembolso por atraso ou supressão', com envio da digitalização do original do bilhete", acrescentou.

Em janeiro, a Aprofer - Associação Sindical dos Profissionais do Comando e Controlo Ferroviário já tinha admitido a possibilidade de um regresso à greve, após ter realizado três dias de greve que cancelaram centenas de comboios.

A entidade indicou, na altura, que, "após cinco anos de um primeiro acordo por concluir, em 2022", a IP rejeitou até setembro de 2023 fechar com a associação um acordo, para "dar cobertura e solução a todo o tipo de perigos profissionais ao nível da saúde física e mental e que ao longo destes anos têm sido o rastilho para a morte precoce e para as doenças incapacitantes".

Por outro lado, realçou que a IP, no dia 4 de janeiro, disse que "já teria a aprovação de orçamento, para voltar às negociações" e que "simulou uma reunião com a Aprofer" na DGERT (Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho), na qual "afinal o que propunham eram cadeiras, computadores e a reabertura para discussão de questões para as quais já se tinham fechado compromissos em setembro de 2022 e, portanto, no entender da IP e da tutela, seriam estas as razões mais que suficientes, para que a greve do dia 10 de janeiro, não acontecesse".

A organização disse ainda que a empresa "apresentou cinco 'cenários', para a negociação salarial para 2024", destacando que "em nenhum deles consta o cumprimento dos compromissos para com a Aprofer".

A Lusa contactou hoje a associação, mas não obteve resposta.

Também a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans) criticou as propostas apresentadas pela administração da IP, falando em "imposição" e em redução do "salário real".

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.