Surrealismo, uma arte centenária em movimento

Surrealismo, uma arte centenária em movimento
Lusa
| Norte
Porto Canal

Este ano, o centro português de Surrealismo celebra o centenário desta corrente artística. Uma arte que faz uma representação do irracional e do subconsciente.

O programa ‘Viver Aqui’ viajou até Vila Nova de Famalicão para conhecer o centro Português de Surrealismo.

Um espaço integrado na Fundação Copertino de Miranda que tem como missão a divulgação da arte moderna e contemporânea.

O centro português de Surrealismo é uma instituição cultural que está ao serviço da comunidade e conta com exposições nacionais de cariz permanente e temporária.

Os interessados que visitarem o espaço podem observar obras dos artistas, Mário Cesariny, Cruzeiro Seixes, Júlio Régio e Fernando Lemos.

É importante realçar que a corrente artística do surrealismo chegou a Portugal na primeira metade da década de 40, no decorrer da segunda guerra mundial.

Com a celebração dos 100 anos desta arte, o centro português de Surrealismo conta com a exposição “Em todas as ruas te encontro” de Mário Cesariny. O objetivo é dar a conhecer o movimento surrealista aos visitantes.

+ notícias: Norte

Homem e mulher detidos por suspeitas de sequestro de jovem em Viseu

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou esta segunda-feira a detenção de um homem e de uma mulher, em Viseu e em Coimbra, suspeitos dos crimes de sequestro, roubo, ofensa à integridade física grave e detenção de arma proibida.

Requalificada Variante da Encosta em Braga com 7km de extensão

Já estão concluídas as obras de requalificação integral da Variante da Encosta, entre a Avenida João II e a Avenida Alfredo Barros, em Braga, informou, esta segunda-feira, a Câmara Municipal.

PS critica "brutal aumento" do número de funcionários na Câmara de Braga

A vereação socialista da Câmara de Braga criticou esta segunda-feira o “brutal aumento” do quadro de pessoal no município em 2024, apontando para uma subida de 380 funcionários em relação ao ano passado.