Um intelectual de esquerda no mundo do futebol

Um intelectual de esquerda no mundo do futebol
| Política
Porto Canal

Artur Jorge teve uma vida rica e interventiva para lá dos relvados.

A primeira entrevista de Artur Jorge foi dada ao jornal “O Porto”, órgão oficial do FC Porto, a 28 de fevereiro de 1962. Tinha acabado de completar 16 anos, era o sócio 6725 do clube e brilhava como avançado da equipa de infantis. Já revelava algumas das características que o distinguiriam nas décadas seguintes: interessava-se mais pelas letras do que pelas ciências e dava a entender que os estudos poderiam vir a ser mais importantes do que o futebol.

Mais importantes não terão sido, mas foram seguramente relevantes e permitiram estabelecer uma distinção clara entre o perfil de Artur Jorge e o da maioria dos futebolistas seus contemporâneos. Aos 18 anos, mudou-se para Coimbra, onde para além de jogar pela Académica estudou Filologia Germânica na Faculdade de Letras. Viria a completar o curso na Universidade de Lisboa, quando se mudou para a capital para representar o Benfica.

Preocupado com o mundo que o rodeava e disposto a assumir posições interventivas, integrou o grupo de fundadores do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, em 1972, e foi o primeiro presidente da sua direção. Em pleno regime do Estado Novo, protagonizou o arranque da luta organizada pelos direitos laborais dos atletas.

O envolvimento com a política aprofundou-se depois do 25 de abril de 1974, em paralelo com os últimos anos de carreira como jogador. Em 1975, integrou em posição não elegível as listas do MDP/CDE – um movimento esquerdista fundado em 1969 – nas eleições para a Assembleia Constituinte.

Nos anos de transição para o percurso como treinador, nunca deixou de estudar. Em Leipzig, na República Democrática Alemã, aprofundou os conhecimentos em Metodologia de Futebol. E em Portugal completou o Curso Superior de Educação Física, o que lhe conferia um currículo académico de respeito.

Artur Jorge interessou-se pelas mais diversas formas de expressão artística e possuiu uma relevante coleção de pintura e escultura. Entre os artistas representados estavam alguns dos nomes mais relevantes da arte contemporânea, como Andy Warhol, Maria Helena Vieira da Silva, Pablo Picasso, Salvador Dalí e Yves Klein. O gosto pela leitura e pela escrita levou-o a publicar em 1983 o livro de poesia “Vértice de Água”. E o amor à música fê-lo trocar muitas vezes os comentários dos supostos especialistas pelo som dos clássicos enquanto assistia a jogos de futebol na televisão.

Em 2010, numa das últimas grandes entrevistas que deu, os jornalistas da Visão perguntaram-lhe se ainda era um homem de esquerda. Décadas depois da revolução, mantinha-se no mesmo lado: “Sou. Sempre fui. Mas uma pessoa com a minha idade não pensa como pensava há 40 anos”.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.