Sondagens dão maioria absoluta ao PP na Galiza

Sondagens dão maioria absoluta ao PP na Galiza
Reuters
| Mundo
Porto Canal

As sondagens divulgadas este domingo na imprensa galega dão conta de uma possível vitória com maioria absoluta do Partido Popular na Galiza.

A Sondaxe, numa sondagem elaborada a partir de 1.200 entrevistas entre 14 e 17 de fevereiro, aponta para que o PP consiga eleger 39 deputados, um a mais do necessário para conseguir garantir a maioria absoluta no Parlamento galego. Ainda assim, o partido de centro-direita perderia três deputados em relação aos que teve nos últimos anos.

O Bloco Nacionalista Galego aumenta a representação no Parlamento, mas não o suficiente para importunar a governação do PP. O partido liderado por Ana Pontón sobe de 19 para 25 deputados, segunda a sondagem da Sondaxe.

Já o Partido Socialista da Galiza deve perder deputados, descendo de 14 para 11 representantes na “Xunta”.

A Sondaxe aponta a que o Parlamento galego se mantenha com apenas três partidos representados, com o Vox, Sumar e Podemos a falhar a eleição de deputados.

Já a GAD3 dá também a maioria absoluta ao PP, mas abre a possibilidade de um quarto partido entrar na “Xunta”.

A empresa de sondagens dá conta que o PP deverá ter entre 39 e 40 deputados, o BNG entre 25 e 26, o PSdG com 9 ou 10, e o Democracia Ourensena, um novo partido, a poder eleger um representante.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.