Eleições na Galiza com maior afluência até às 17h00 em relação a último sufrágio

Eleições na Galiza com maior afluência até às 17h00 em relação a último sufrágio
Foto: Xoán Carlos Gil | La Voz de Galicia
| Mundo
Porto Canal

A afluência às urnas nas eleições para o parlamento regional da Galiza está a superar o último sufrágio, em julho de 2020, bem como a afluência registada nas eleições de 2016.

De acordo com o jornal regional “La Voz de Galicia” às 17h00 (16h00 em Portugal continental) a participação na eleição para a “Xunta” ascende aos 49,13%. Votaram até esse momento mais de um milhão de eleitores.

Ourense foi a província com maior participação até às 17h00 locais, com uma afluência de 50,19%, seguindo-se Lugo, Pontevedra e A Coruña.

A Galiza elege o novo parlamento regional nas eleições deste domingo. As últimas sondagens dão como quase certa a vitória do Partido Popular, liderado por Alfonso Rueda, mas o crescimento do Bloque Nacionalista Galego pode ameaçar a maioria absoluta da direita e colocar, pela primeira vez, o partido de Ana Pontón à frente da “Xunta.”

A Galiza foi governada pelo Partido Popular durante praticamente todos os últimos 34 anos, desde 1990. A excepção foi o período entre 2005 e 2009, após uma eleição que pôs termo ao governo a 15 anos e quatro mandatos de Manuel Fraga (PP), marcada pelo forte abalo que resultou do desastre do petroleiro Prestige.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.