FC Porto: Noite tranquila no conforto do lar. Crónica de jogo

FC Porto: Noite tranquila no conforto do lar. Crónica de jogo
| Desporto
Porto Canal

FC Porto recebeu e venceu o Estrela da Amadora (2-0) na 22.ª jornada da Liga.

O FC Porto regressou a casa e aos bons resultados, batendo o Estrela da Amadora por 2-0 e reduzindo a distância para os rivais de Lisboa que dividem o primeiro lugar do campeonato. No embate da ronda 22 que o Estádio do Dragão acolheu, Galeno marcou o primeiro, João Mário o segundo , os portistas somaram mais três e passam a deter 48 pontos, menos quatro do que Sporting (menos dois jogos) e Benfica (menos um).

Com Fábio Cardoso (expulso) e Wendell (quinto amarelo) de fora por motivos disciplinares, Sérgio Conceição lançou Otavio e Zaidu na metade esquerda da defesa mas o primeiro momento de relevo teve lugar na direita do ataque, quando Francisco Conceição cruzou e Evanilson desviou para defesa segura de Bruno Brígido.

Meia dúzia de minutos volvidos, igualmente de cabeça, Nico González também errou o alvo, tal como o próprio Evanilson no ataque seguinte. Os visitantes mostraram ao que vinham antes da meia-hora, saíram rápido para o ataque, obrigaram Zaidu a dar tudo para fazer um corte providencial e o nigeriano acabou por sair lesionado.

As bancadas saltaram já com Jorge Sánchez em campo: novo ataque sobre o corredor destro, Francisco solicita João Mário, o lateral cruza e Galeno só teve de encostar à boca da baliza (1-0). Os da Reboleira voltaram a dar um ar da sua graça, Diogo Costa respondeu à altura e, após recuperação no último terço, Francisco Conceição desperdiçou uma chance de ouro para dilatar a vantagem. Até ao intervalo, o camisola 10 ainda errou o alvo por pouco num remate em arco que passou perto do ângulo mais distante.

A etapa complementar arrancou morna, mas aqueceu rapidamente. Primeiro, Pepe serviu Galeno para o extremo luso-brasileiro receber e atirar ao lado; depois, do meio da rua, João Mário desferiu um remate cruzado e rasteiro que só parou no fundo das redes da baliza Norte (2-0).

Galeno viria a sair pouco depois, juntamente com Francisco Conceição, e ambos deram lugar às entradas de Gonçalo Borges e Iván Jaime. O médio ofensivo espanhol teve uma oportunidade de ouro para fazer o terceiro, porém acertou no boneco, e até ao triplo apito de Tiago Martins ainda houve tempo para Toni Martínez e André Franco renderem Evanilson e Nico González.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Os órgãos eleitos para o quadriénio 2024-2028

27 de abril de 2024. 26.876 sócios estiveram no estádio do Dragão para eleger os órgãos sociais do clube para o quadriénio 2024-2028 e fazer deste o ato eleitoral mais participado de sempre.

FC Porto (Voleibol): Esgotados bilhetes para o jogo com o PV Colégio Efanor

Já não há bilhetes para o duelo entre FC Porto e Colégio Efanor, o quinto da final do play-off da Liga de voleibol (quarta-feira, 21h00, Porto Canal/FC Porto TV).

André Villas-Boas: “Cabe-me responder às exigências dos portistas”

André Villas-Boas foi um dos 45.230 espetadores que preencheram as bancadas do Estádio do Dragão este domingo, dia de jogo entre FC Porto e Sporting a contar para a jornada 31 do campeonato. Antes do clássico que terminou empatado a dois, em declarações aos meios do clube, o recém-eleito presidente portista descreveu a votação com “números absolutamente históricos” como “um grande sinal de força e vitalidade do FC Porto”, mostrou-se focado em “responder às exigências” inerentes ao cargo e lembrou: “Tem que haver um sentido comum e um bem comum, que é o bem-comum do FC Porto”.