Tem menos de dois mil habitantes e proibiu o uso de telemóveis em espaços públicos

Tem menos de dois mil habitantes e proibiu o uso de telemóveis em espaços públicos
Reuters
| Mundo
Porto Canal

A decisão foi democrática mas ainda assim revolucionária. A população de Seine-Port, uma pequena localidade no sul de Paris, foi a votos para decidir pela proibição de telemóveis na via pública. E o sim ganhou.

O jornal 'The Guardian' fala de uma participação de 277 pessoas numa localidade com apenas 1685 habitantes. Com a vitória do sim, que reuniu 54% do número total de votos, falta agora a publicação do decreto municipal para que a medida passe a ser oficial e as autoridades possam restringir o uso de smartphones nos espaços públicos.

Apesar de ainda não ter sido oficializada, os negócios locais já dão sinais de incentivo à decisão, com os comerciantes a pedirem aos clientes que guardem os equipamentos eletrónicos e a promoverem campanhas de sensibilização nas montras dos seus cafés, restaurantes e demais espaços comerciais.

Mas esta ação poderá não ficar por aqui. De acordo com o jornal britânico, a população estuda agora novas propostas direcionadas apenas para os mais novos. Em cima da mesa está a possibilidade de proibir as crianças e jovens de usarem smartphones, tablets e televisão em horários específicos: de manhã, durante as refeições, no quarto e antes de dormir.

Todos os pais que assinem um documento onde se comprometem a não oferecer um smartphone aos filhos antes destes completarem 15 anos de idade terão direito a um dispositivo "não-smartphone", cedido pela autarquia, e que permita apenas fazer chamadas.

De acordo com o 'The Guardian', o autarca local fala de uma terra que se insurge contra a “invasão dos smartphones”.

"Não se trata de proibir todos os telemóveis, trata-se de propor que as pessoas se abstenham de utilizá-los para redes sociais, jogos ou vídeos em espaços públicos porque queremos preservar para a vida social", afirmou Vicent Paul-Petit ao jornal.

+ notícias: Mundo

Pedro Sánchez não se demite e diz-se "vítima de mentiras"

O primeiro-ministro de Espanha, o socialista Pedro Sánchez, anunciou esta segunda-feira que continuará à frente do Governo do país, numa declaração em Madrid, no Palácio da Moncloa, a sede do Governo.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.