Taiwan deteta cinco balões de observação chineses a sobrevoar a ilha

Taiwan deteta cinco balões de observação chineses a sobrevoar a ilha
| Mundo
Porto Canal / Agências

Oito balões de observação chineses cruzaram a linha mediana do Estreito de Taiwan pelo segundo dia consecutivo, cinco dos quais sobrevoaram a ilha, informaram hoje fontes oficiais.

Num relatório, o Ministério da Defesa taiwanês apontou que os cinco balões sobrevoaram as regiões norte e centro da ilha.

Destes cinco balões - um número recorde para um dia - três atravessaram a ilha de costa a costa, continuou o ministério.

 

As autoridades de Taipé comunicaram também no sábado a deteção de oito balões de observação chineses no espaço aéreo, notando que dois deles sobrevoaram a ilha.

Taiwan anunciou pela primeira vez a presença de um balão chinês nas imediações da ilha a 08 de dezembro. Desde então, detetou 84 balões nas proximidades, 25 dos quais sobrevoaram o território.

A preocupação com os balões chineses remonta a janeiro do ano passado, quando um destes aparelhos foi avistado sobre território dos Estados Unidos e provocou o cancelamento da viagem do secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, à China.

Pequim, que considera Taiwan parte integrante de território chinês, intensificou nos últimos anos a pressão militar e política, enviando também um número sem precedentes de caças e navios de guerra para a ilha.

+ notícias: Mundo

Vai ou não avançar com demissão? Pedro Sánchez responde às 11h

O primeiro-ministro de Espanha, o socialista Pedro Sánchez, faz esta segunda-feira, pelas 11h (hora de Portugal Continental) uma declaração ao país depois de na quarta-feira ter revelado que ponderava demitir-se e que ia parar para refletir durante cinco dias.

Pedro Sánchez não se demite e diz-se "vítima de mentiras"

O primeiro-ministro de Espanha, o socialista Pedro Sánchez, anunciou esta segunda-feira que continuará à frente do Governo do país, numa declaração em Madrid, no Palácio da Moncloa, a sede do Governo.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.