“São todas boas”. Na Feira do Fumeiro de Vinhais vale mais a tradição do que a disputa pela melhor chouriça

“São todas boas”. Na Feira do Fumeiro de Vinhais vale mais a tradição do que a disputa pela melhor chouriça
Porto Canal
| Norte
Maria Abrantes

De portas abertas durante todo o fim-de-semana, a Feira do Fumeiro de Vinhais vai já 44ª edição. Não é à toa que a vila raiana, localizada na sub-região das Terras de Trás-os-Montes, é considerada a capital do fumeiro. Aqui, há enchidos para todos os gostos.

A tradição é passada de geração em geração, normalmente de mães para filhas, como nos conta Teresa Cunha, 70 anos, 40 dos quais dedicados ao fumeiro. “E não cobravam nada pelo ensino”, conta-nos com algum saudosismo. É, aliás, um sentimento muito presente entre vários dos comerciantes. Continuam ou retomam a atividade, em honra de quem os ensinou, e exibem com orgulho todos os produtos que confecionam de forma artesanal.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

A alheira é a rainha do fumeiro, mas entre os vários produtos destacam-se, por exemplo, o butelo e o salpicão. Mas a matéria-prima é toda a mesma: a carne de porco bísaro, criados à base de produtos oriundos da agricultura local.

Os visitantes vêm de todas as zonas do país e há quem regresse à terra, especialmente nesta altura. Cada produtor tenta exibir o seu fumeiro da melhor forma possível e o negócio corre bem por estes dias.
Espaço para a brincadeira e trocadilhos com a ‘chouriça’ também há muito, mas o reconhecimento por todos os produtos da terra é maior. “São todas boas”, responde-nos Luís, de 27 anos, que começou a ajudar a família na modernização do negócio, através da divulgação do fumeiro nas redes sociais.

Além das bancas de enchidos, existe outro pavilhão com queijos e doces regionais, mas também uma exposição de porco bísaro.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.