Líder sindical da PSP dá o dito por não dito e afinal não reconhece baixas fraudulentas

Líder sindical da PSP dá o dito por não dito e afinal não reconhece baixas fraudulentas
| País
Porto Canal

O presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) admitiu esta quinta-feira que existem polícias a recorrerem a baixas médicas fraudulentas como forma de protesto. Mas algumas horas depois o sindicalista acabaria por recuar nas suas declarações, corrigindo a sua intervenção inicial que, de acordo com o Jornal de Notícias, terá provocado desconforto entre alguns profissionais das forças de segurança.

Em declarações emitidas esta quinta-feira de manhã na Antena 1, Paulo Santos começou por admitir que há agentes a recorrerem a baixas médicas fraudulentas, mas após a insatisfação sentida por parte dos polícias, recuou nas palavras.

"Não nos identificamos com baixas fraudulentas. Admitimos que muitos colegas estão a recorrer a esse expediente", afirmou o presidente ASPP/PSP à estação de rádio. "Agora, obviamente, estarão alguns polícias a recorrer a esse expediente para demonstrar a sua insatisfação, mas muitos outros, qualquer dia, têm medo de colocar uma baixa médica, mesmo que doentes, para não serem chamados irresponsáveis", acrescentou.

Algumas horas depois, e desta vez em declarações à RTP, Paulo Santos aproveitou para clarificar que as baixas estavam "todas a ser justificadas por quem de direito e nos sítios próprios". Questionado concretamente sobre a possibilidade da existência de baixas fraudulentas, o sindicalista optou por não responder, realçando que "os polícias também têm direito a estar doentes".

+ notícias: País

Primeiro, a Aurora. Depois, o meteoro. Portugueses já preparam fenómeno do próximo fim-de-semana

Os últimos fins-de-semana ficaram marcados por fenómenos inéditos em Portugal que tiveram sempre como protagonista o céu. Depois de uma aurora boreal que pintou de rosa a noite de 10 para 11 de maio, neste fim-de-semana foi a vez de um forte clarão rasgar os céus portugueses. Estes dois eventos, muito raros em território nacional, estão a ser abundantemente comentados e uma das perguntas mais feitas é: o que aguarda o próximo sábado e domingo?

Meteoro avistado em Portugal não atingiu a superfície terrestre

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50. O fenómeno provocou um rasto de luz verde, segundo vários relatos partilhados nas redes sociais.

Balcão de Denúncia online para migrantes e refugiados lançado esta terça-feira

O coletivo Humans Before Borders, estudantes da Escola Superior de Educação do Porto e um grupo de migrantes e refugiados vão lançar, na terça-feira, um balcão de denúncia online para registar queixas e recolher testemunhos.