Agricultores desmobilizam e circulação na A4 foi retomada

Agricultores desmobilizam e circulação na A4 foi retomada
Foto: Porto Canal
| Norte
Porto Canal

Os agricultores, que ocupavam a A4, em Macedo de Cavaleiros, obrigando ao corte da via desmobilizaram, libertando a autoestrada de novo para a circulação.

A decisão dos manifestantes surge depois de a ministra da Agricultura ter acedido reunir-se, via on-line, ao meio dia desta quinta-feira, na pausa do Conselho de Ministros.

A reunião será realizada na câmara municipal de Macedo de Cavaleiros e na segunda-feira haverá uma reunião presencial com o movimento cívico dos agricultores e as associações com a presença da ministra também na câmara de Macedo de Cavaleiros.

No Caderno reivindicativo do movimento, a que a Lusa teve acesso, o movimento pede o "reajustamento da cadeia de valor com maior valorização da produção primária e rotulagem clara para o consumidor sobre preço pago ao produtor e margens da distribuição", a par da "valorização de produtos endógenos e de cadeias curtas de abastecimento".

Os agricultores do Norte pretendem, ainda, "estratégias claras de melhoria da atratividade da atividade agrícola e de renovação do capital humano", nomeadamente o "aumento do valor do prémio à primeira instalação para jovens agricultores".

Entre outras medidas, reclamam também o "bloqueio às importações de produtos alimentares extracomunitários que tenham sido produzidos em tipos de produção que não estejam sujeitos às mesmas normas de fitossanidade, proteção ambiental e de bem-estar animal da União Europeia".

O Governo avançou com um pacote de ajuda de mais de 400 milhões de euros destinados a mitigar o impacto provocado pela seca e a reforçar o Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC), garantindo que a maior parte das medidas entra em vigor este mês, com exceção das que estão dependentes de 'luz verde' de Bruxelas.

A Comissão Europeia vai preparar uma proposta para a redução de encargos administrativos dos agricultores, que será debatida pelos 27 Estados-membros a 26 de fevereiro.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.