FC Porto B: Dez Dragões seguram um ponto

FC Porto B: Dez Dragões seguram um ponto
| Desporto
Porto Canal

FC Porto B empatou em Leiria (1-1) em inferioridade numérica desde o minuto 57.

Mesmo reduzida a dez durante mais de meia-hora, a equipa B do FC Porto conseguiu resgatar um ponto no Dr. Magalhães Pessoa (1-1). Em Leiria, na 20.ª jornada da Liga Portugal 2, Abraham Marcus marcou o golo portista, a União respondeu em cima do descanso e Zé Pedro acabou expulso num lance insólito que abriu uma segunda parte de muito esforço. Com este resultado, os Dragões passam a somar 26 pontos e a partilhar o 10.º lugar com o Benfica B, que tem menos um jogo disputado.

António Folha mudou três peças no onze que havia vencido o Belenenses - Zé Pedro, Bernardo Folha e Wendel Silva renderam Eric Pimentel, Rodrigo Mora e Anha Candé - e foi preciso esperar apenas 19 minutos para que o marcador mexesse: abertura perfeita desde o flanco direito, trabalho sublime de Gui Guedes sobre a esquerda e Abraham Marcus só teve de encostar à boca da baliza (0-1).

O golo forasteiro fez subir as temperaturas em Leiria, o conjunto da casa aumentou os índices de agressividade e empatou já dentro do período de compensação, num lance em que Martim Fernandes foi impedido de sair ao cruzamento e em que Bura acabou por ganhar nas alturas a Rodrigo Pinheiro (1-1). O VAR analisou a situação e não detetou qualquer infração.

À passagem da hora de jogo, como manda a tradição, o juiz Bruno Pires Costa anunciou na instalação sonora do estádio a amostragem de um cartão vermelho a Zé Pedro por “anular uma clara oportunidade de golo” - se a falta deixa dúvidas, do resto nem se fala. António Folha deu voz à indignação de todos e acabou por também receber ordem de expulsão.

Em inferioridade numérica, os azuis e brancos continuaram a lutar olhos nos olhos com os unionistas, nunca foram abaixo e as entradas de Adramane Cassamá, Rodrigo Fernandes e Rui Monteiro - após as saídas de Gui Guedes, Vasco Sousa e Rodrigo Pinheiro - ajudaram a disfarçar o natural desgaste que a equipa ia exibindo. Até ao triplo apito do árbitro vianense ainda houve tempo para Anha Candé e Gonçalo Sousa substituírem Wendel Silva e Abraham Marcus.

“Tivemos uma boa entrada, marcámos um golo, tivemos oportunidade de fazer o segundo e sofremos o empate mesmo em cima da pausa. Na segunda parte jogámos mais subidos, com mais bola, ficámos com menos um e aí apareceram os valores do FC Porto. Valores que toda a gente deve ter, como diz o nosso presidente. Muitas vezes olha-se apenas para a qualidade, mas a parte mental é muito importante para jogar com este símbolo ao peito. Demonstrámos organização, muita alma e muito espírito com jovens numa equipa B recheada de alterações. Parabéns a eles”, declarou o treinador-adjunto Fábio Moura no rescaldo do encontro.

No próximo domingo, dia 11 de fevereiro, o CD Mafra visita o Olival (15h30, FC Porto TV/Porto Canal).

FICHA DE JOGO

UD LEIRIA-FC PORTO B, 1-1
Liga Portugal 2, 20.ª jornada
3 de fevereiro de 2024
Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria

Árbitro: Bruno Pires Costa
Assistentes: Pedro Ribeiro e Jorge Fernandes
Quarto árbitro: Alexandre Ferreira
VAR: Miguel Nogueira
AVAR: Hugo Coimbra

UD LEIRIA: Fábio, Valdir, Marco Baixinho, Bura, Tiago Ferreira, Empis, Leandro Silva (cap.), Dje D'avilla, Jordan, Lucho e Rochez
Substituições: Marco Baixinhopor Vasco Oliveira (45m), Valdir por Jair Matheus (45m), Leandro Silva por Marcos Silva (73m), Jordan por Leandro (73) e Tiago Ferreira por Ouattara (73m)
Não utilizados: João Oliveira; Lystsov, Arsénio e Ayongo
Treinador: Vasco Costa

FC PORTO B: Gonçalo Ribeiro, Martim Fernandes, Zé Pedro (cap.), Romain Correia, Rodrigo Pinheiro, Braíma Sambú, Bernardo Folha, Vasco Sousa, Gui Guedes, Abraham Marcus e Wendel Silva
Substituições: Gui Guedes por Adramane Cassamá (71m), Vasco Sousa por Rodrigo Fernandes (78m), Rodrigo Pinheiro por Rui Monteiro (79m), Abraham Marcus por Anha Candé (89m) e Wendel Silva por Gonçalo Sousa (89m)
Não utilizados: Diogo Fernandes; Eric Pimentel, António Ribeiro e Rodrigo Mora
Treinador: António Folha

Ao intervalo: 1-1
Marcadores: Abraham Marcus (19m), Bura (45+2m)
Disciplina: cartão amarelo a Rodrigo Pinheiro (23m), Jordan (43m), Gonçalo Ribeiro (45+3m), Rochez (45+3m) e Wendel Silva (90m); cartão vermelho a Zé Pedro (57m)

+ notícias: Desporto

Ricardo Ares: "Vamos dar tudo o que temos"

Ricardo Ares projetou a final 4 da Taça de Portugal, que se disputa este fim de semana em Barcelos e arranca com um FC Porto-Oliveirense (sábado, 12h00).

Eleições FC Porto. Tudo sobre o ato eleitoral deste sábado

As eleições para os órgãos sociais do FC Porto, relativas ao quadriénio 2024-28, têm lugar este sábado no Estádio do Dragão.

Eleições FC Porto. Sócios já votam no Estádio do Dragão

Já estão abertas as urnas das eleições para os órgãos sociais do FC Porto, relativas ao quadriénio 2024-28, que têm lugar este sábado no Estádio do Dragão.