As primeiras imagens da maquete do plano de urbanização de Campanhã

As primeiras imagens da maquete do plano de urbanização de Campanhã
| Porto
Porto Canal

Campanhã vai ganhar uma nova praça na zona oriental da estação de comboios, que será requalificada e ganhará uma passagem superior à linha, ligando todos os meios de transporte, no âmbito da introdução da alta velocidade ferroviária no Porto. A estação terá também uma esquadra de polícia, escritórios e espaços comerciais. A maquete do plano de urbanização foi apresentado pela primeira vez esta sexta-feira na Câmara Municipal do Porto.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Os comboios chegarão a Campanhã através de uma nova ponte rodoferroviária a construir no âmbito do projeto de alta velocidade, cujo concurso público para o troço Porto-Oiã foi lançado na semana passada.

A linha de alta velocidade deverá ligar Porto e Lisboa em cerca de uma hora e 15 minutos, com paragens possíveis em Gaia, Aveiro, Coimbra e Leiria.

A primeira fase (Porto-Soure) deverá estar pronta em 2030, com possibilidade de ligação à Linha do Norte e encurtando de imediato o tempo de viagem, estando previsto que a segunda fase (Soure-Carregado) se complete em 2032, com ligação a Lisboa posteriormente, mas assegurada via Linha do Norte.

+ notícias: Porto

Banco Alimentar do Porto alerta que "um terço do prato dos portugueses vai para o lixo"

Um terço das refeições diárias dos portugueses vai para o lixo, revelou à Lusa a presidente do Banco Alimentar Contra a Fome do Porto, Bárbara Barros, que pediu solidariedade, também, em nome da sustentabilidade do planeta.

Junta de Ramalde pede mais PSP para responder a “onda de assaltos contínua”

A presidente da Junta de Freguesia de Ramalde, no Porto, defendeu esta quinta-feira a necessidade de a PSP ser reforçada face à "onda de assaltos contínua" e de se reabrir uma esquadra "para garantir a segurança" dos mais de 38.000 habitantes.

Escola Alexandre Herculano vence prémio de reabilitação

O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2024, entregue na Casa da Arquitetura, em Matosinhos, na quarta-feira à noite, distinguiu este ano dez obras de intervenção.