Obras do metro. Túnel do Campo Alegre não fecha e estrutura na Rua do Ouro será desviada

Obras do metro. Túnel do Campo Alegre não fecha e estrutura na Rua do Ouro será desviada
| Porto
João Nogueira

O presidente do Conselho de Administração da Metro do Porto, Tiago Braga, esteve presente na reunião do executivo municipal desta segunda-feira, onde esclareceu o executivo sobre o faseamento das obras e o avanço dos trabalhos na Linha Rubi. A empresa garante que o corte do Túnel do Campo Alegre não vai acontecer e que está a ser estudado o desvio de uma estrutura de obra na Rua do Ouro para não bater com a catenária do elétrico.

Segundo o vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, Tiago Braga esclareceu o município sobre o faseamento das obras e a solução que a empresa de transportes arranjou para evitar o encerramento do túnel do Campo Alegre.

A obra deverá arrancar nos próximos dias com a montagem dos estaleiros, e, de acordo com o vice de Moreira, o programa dos trabalhos já tem em conta as preocupações do município, confirmando que o túnel do Campo Alegre “permanecerá aberto” durante todo o período de intervenções.

O fecho do túnel é evitado com alterações no projeto da obra, neste caso uma das entradas da futura estação do Campo Alegre, e que foram apresentadas ao município na reunião.

Este é um dos pontos que mais gerou discussão quanto ao processo de obra da nova Linha Rubi, uma vez que iria causar o agravamento dos problemas de trânsito na cidade. A alternativa da Metro do Porto surge para dar “resposta também àquilo que é o pensamento da população do Porto, que tem se mostrado extremamente preocupada”, quanto aos impactos das obras do metro e os seus atrasos, salientou Filipe Araujo.

Estrutura na Rua do Ouro

Mas as preocupações não se limitam ao túnel do Campo Alegre. Outra delas está relacionada com a Rua do Ouro, onde irá situar-se um dos pilares que vai sustentar a nova ponte para a linha de metro.

Está a ser estudado neste momento "o desvio de uma estrutura na Rua do Ouro". "Na própria construção do suporte à estrutura que depois vai permitir a betonagem da ponte, haverá ali uma aproximação entre a catenária e essa estrutura, que tem que ser salvaguardada e que está-se a estudada e que se pode desviar”, explicou o vice-presidente do autarquia.

Além do Campo Alegre, naquele ponto foi também salvaguardado pela Metro do Porto que serão garantidas as condições de circulação e mobilidade.

O prazo da conclusão da empreitada não estará em causa, "já que as alterações ao projeto de obra não o prevêem", admitiu Filipe Araújo, que lembrou que tal não pode acontecer uma vez que "a Linha Rubi tem financiamento do PRR e tem de estar concluída em 2026".

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).