Foram colocados 107 médicos de família para dar resposta a 166 mil utentes

Foram colocados 107 médicos de família para dar resposta a 166 mil utentes
| País
Porto Canal / Agências

O concurso da 2.ª época de medicina geral e familiar permitiu colocar 107 médicos de família, que irão dar resposta a pelo menos 166 mil utentes, anunciou esta sexta-feira a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE/SNS).

De acordo com uma nota divulgada esta sexta-feira pela DE/SNS, "em função da opção dos médicos, [o número de utentes a ganhar médico de família ] poderá ir até aos 200 mil".

Estes 107 profissionais, após procedimento concursal, foram colocados em função dos lugares disponíveis e das suas escolhas, das quais 59 na região Norte, 24 em Lisboa e Vale do Tejo, 18 no Centro, quatro no Algarve e dois no Alentejo.

Dos 73 médicos formados no SNS na segunda época do ano passado, 62 escolheram a vaga (ou seja, uma capacidade de retenção de 85%), "um indicador extremamente favorável, significando claramente que os médicos querem ficar no SNS", refere a nota.

Segundo o mesmo documento, “existem ainda 45 médicos que tinham terminado a especialidade em épocas e anos anteriores, desde 2015 a 2023, e até alguns que estavam fora do país e que decidiram escolher uma vaga em concurso”.

Para o diretor-executivo do SNS, Fernando Araújo, isto significa “que existe confiança no futuro do SNS e no projeto de organização que está a ser desenvolvido pela Direção Executiva do SNS, nomeadamente a criação das unidades locais de saúde”.

“Espera-se que o início da sua atividade decorra até final do mês de janeiro de 2024, proporcionando assim o início de uma resposta efetiva às aspirações dos portugueses”, conclui o documento.

+ notícias: País

Ministério Público pede pelo menos nove anos de pena de prisão para Manuel Pinho

O Ministério Público (MP) pediu, esta segunda-feira, uma pena não inferior a nove anos de prisão para o ex-ministro da Economia Manuel Pinho no julgamento do caso EDP, no qual responde em tribunal por corrupção passiva, fraude e branqueamento.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.