"Quando a justiça quiser falar comigo terei muito gosto em esclarecer o que quiserem", aponta Costa 

"Quando a justiça quiser falar comigo terei muito gosto em esclarecer o que quiserem", aponta Costa 
Lusa
| País
Porto Canal/Agências

O 24º Congresso Nacional do Partido Socialista (PS) arranca esta sexta-feira na Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações. À chegada, o primeiro-ministro demissionário também falou aos jornalistas acerca do crime da qual é suspeito.

"Quando a justiça quiser falar comigo terei muito gosto em esclarecer o que quiserem. Não vou falar com a Justiça através da Comunicação Social", refere Costa. 

Uma notícia publicada esta sexta-feira pelo “Observador” refere que António Costa é suspeito da prática de crime de prevaricação pela aprovação do novo Regime Jurídico de Urbanização e Edificação no Conselho de Ministros de 19 de outubro – um diploma que terá beneficiado ao objetivo da empresa Start Campus no sentido de instalar um centro de dados em Sines.

O primeiro-ministro, António Costa, demitiu-se das suas funções em 07 de novembro após ter sido tornado público que era alvo de um inquérito judicial instaurado pelo Ministério Público no Supremo Tribunal de Justiça a partir da Operação Influencer.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, aceitou de imediato a demissão do primeiro-ministro e decidiu dissolver o parlamento e marcou eleições legislativas antecipadas para 10 de março.

António Costa foi pela primeira vez eleito secretário-geral do PS em 22 de novembro de 2014, dois meses depois de ter vencido as primárias para candidato do partido ao cargo de primeiro-ministro, abertas a não militantes, que disputou com o então líder António José Seguro, em setembro desse ano. É primeiro-ministro desde 26 de novembro de 2015.

+ notícias: País

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.

Segunda-feira é dia de Eurodreams. Eis a chave vencedora

Já é conhecida a chave do EuroDreams desta segunda-feira.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".