Pedro Nuno afirma que “obviamente” sabia e concordou com compra de ações dos CTT

Pedro Nuno afirma que “obviamente” sabia e concordou com compra de ações dos CTT
| País
Porto Canal/Agências

O secretário-geral socialista considerou esta quinta-feira que o PSD deve pedir desculpa pelas consequências da privatização dos CTT e adiantou que, enquanto ministro, acompanhou, concordou, mas não conduziu o processo de compra de 0,24% de ações pelo Estado.

Em declarações aos jornalistas, na Assembleia da República, Pedro Nuno Santos acusou também o líder social-democrata, Luís Montenegro, de ter deturpado declarações suas, breves, que proferiu na quarta-feira, contrapondo que, “em momento algum”, disse que desconhecia essa operação.

“Afirmei que não é o ministro [das Infraestruturas] que tem a tutela setorial quem dá instruções ao ministro das Finanças para comprar ações”, alegou.

Esta quinta-feira, em Braga, o líder do PSD, Luís Montenegro, classificou como uma “bandalheira” a questão da compra de ações dos CTT pela Parpública e acusou o ex-ministro Pedro Nuno Santos de pretender “sacudir a água do capote” neste processo.

Pedro Nuno Santos reagiu: “Quero lamentar a forma como o líder do PSD decidiu fazer combate político”.

“Há limites, temos de respeitar os nossos adversários e eu respeito Luís Montenegro. Há coisas que não faço, desde logo atribuir ao meu adversário declarações que ele não fez”, completou o novo líder dos socialistas.

Em relação à opção tomada pelo então ministro das Finanças, João Leão, de comprar 0,24%, de ações dos CTT, o secretário-geral do PS esclareceu a sua posição: “Obviamente que sabia e concordo com aquilo que foi feito”.

Já sobre as razões de essa operação de compra ter sido mantida em sigilo por parte do Governo, o líder do PS argumentou: “Julgo saber que essa foi uma forma de garantir que não se inflacionavam os preços”.

“Não se quis anunciar publicamente, porque se pretendia evitar ter de comprar depois as ações mais caras. Os processos têm de cumprir a lei. O Estado, até a uma determinada percentagem pode fazer essa compra sem fazer uma comunicação ao mercado. E desse ponto de vista o interesse nacional foi defendido”, considerou.

Já sobre as razões que levaram o Estado a não comprar posteriormente mais ações dos CTT, o ex-ministro disse desconhecer as razões dessa opção posterior.

Perante os jornalistas, o líder do PS tentou sobretudo fazer um ataque político à privatização dos CTT feita pelo executivo PSD/CDS, dizendo que essa empresa, quando era detida pelo Estado, “dava lucro”.

“Hoje dá menos lucro, e esse lucro é dos privados mas não de todos nós. Quando era pública, prestava um serviço de qualidade, os portugueses gostavam e tinham carinho pelos CTT, mas, hoje, são uma empresa que não cumpre os indicadores de qualidade a que está sujeita e é alvo de queixas. O país e os portugueses não ganharam nada com essa privatização”, sustentou Pedro Nuno Santos.

O líder socialista insurgiu-se também contra o modo como a privatização foi feita pelo executivo liderado por Pedro Passos Coelho, já que foi concessionado o serviço postal dos CTT e foram vendidos todo os ativos necessários para prestar esse serviço, ao contrário do acontece com as estradas ou com os aeroportos.

“A faca e o queijo ficou na mão do privado. No limite, se o privado decidir que não quer prestar o serviço postal universal, o Estado não tem como prestar, porque não tem rede. Em suma, esta foi uma privatização desastrosa e que lesou profundamente o interesse nacional”, acusou.

Por isso, para Pedro Nuno Santos, “o PSD devia estar preocupado e pedir desculpas pelo processo de privatização, em vez de estar preocupado com 0,24% de ações dos CTT”.

O Jornal Económico noticiou na quarta-feira que o anterior Governo, sem o divulgar, instruiu a Parpública a comprar ações dos CTT através de um despacho do então ministro das Finanças, João Leão.

Em comunicado, a Parpública defendeu que "a compra de ações dos CTT, realizada até outubro de 2021, ocorreu no cumprimento dos requisitos legais", referindo que foi feita por despacho do ministro das Finanças da altura, João Leão, e com parecer prévio da UTAM - Unidade Técnica de Acompanhamento e Monitorização do Setor Público Empresarial.

Questionado se vencer as eleições e for primeiro-ministro vai reverter a privatização dos CTT, Pedro Nuno Santos limitou-se a dizer que tal "não está previsto".

"Não é possível corrigir todas as asneiras feitas pelo Governo PSD/CDS", acrescentou.

+ notícias: País

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.

Segunda-feira é dia de Eurodreams. Eis a chave vencedora

Já é conhecida a chave do EuroDreams desta segunda-feira.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".