13 horas de espera para doentes urgentes no Hospital de Penafiel no primeiro dia do ano

13 horas de espera para doentes urgentes no Hospital de Penafiel no primeiro dia do ano
| Norte
Porto Canal / Agências

Os tempos médios de espera para doentes urgentes ultrapassavam, às 11:00 de hoje, as 13 horas no hospital de Penafiel e as nove horas no Hospital Amadora-Sintra, segundo dados do Portal do Serviço Nacional de Saúde.

Os dados referem-se ao tempo médio de espera para atendimento nas últimas duas horas e o número de doentes apresentado ilustra as pessoas que se encontram atualmente a aguardar atendimento, após triagem.

De acordo com os dados do Portal do SNS, consultados pela agência Lusa, no Hospital Padre Américo, em Penafiel, distrito do Porto, o tempo de espera para doentes urgentes era de 13 horas e 26 minutos, quando o tempo recomendado é de 60 minutos, estando às 11:00 seis pessoas a aguardar com pulseira amarela.

No Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra), o tempo de espera para doentes triados como urgentes (pulseira amarela) era de nove horas e 31 minutos, estando àquela hora 10 doentes em espera.

O tempo de espera no Hospital Santa Maria, em Lisboa, situava-se às 11:00 em seis horas e 23 minutos, com 17 pessoas triadas com pulseira amarela.

No serviço de urgência geral do Hospital São Bernardo, em Setúbal, o tempo de espera era de cinco horas e 40 minutos, com cinco doentes considerados urgentes.

No hospital Beatriz Ângelo o tempo de espera era de quatro horas e 32 minutos, estando 15 pessoas triadas como urgentes.

Em Viseu, no Hospital São Teotónio, o tempo de espera para doentes urgentes era de quatro horas e 12 minutos, com 15 doentes a aguardar atendimento, após triagem.

Hoje e na terça-feira estão abertos 187 centros de saúde para responder a situação de doença aguda não emergente, segundo dados do Ministério da Saúde.

O Ministério da Saúde aconselha que, em caso de doença aguda não emergente, a utilização das alternativas disponíveis aos serviços de urgência, como os centros de saúde e os serviços digitais SNS 24, “contribui para diminuir a pressão sobre os serviços de emergência hospitalar, através de atendimentos que podem ser prestados noutros pontos do SNS”.

+ notícias: Norte

Extensão da Linha Amarela do Metro será inaugurada em menos de um mês

A extensão da Linha Amarela da Metro do Porto deverá abrir ao público em menos de um mês. A informação foi avançada esta quarta-feira pelo presidente da empresa Tiago Braga, numa visita à escavação do túnel da nova Linha Rosa que vai ligar o Jardim do Carregal à Praça da Liberdade.

Metro do Porto altera projeto da Linha Rubi para que elétrico continue a circular

A Metro do Porto vai mudar o método construtivo da ponte Ferreirinha, que servirá a Linha Rubi, para deixar passar o elétrico na Rua do Ouro, cuja suspensão tinha sido rejeitada pela Câmara, revelou esta quarta-feira o líder da transportadora.

Detido professor suspeito de dois mil crimes de abuso de crianças na Póvoa de Lanhoso 

Um professor do 1.º Ciclo na Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, distrito de Braga, foi detido pela alegada prática de pelo menos dois mil crimes de abuso sexual de crianças, anunciou esta quarta-feira a Polícia Judiciária (PJ).