"O Presidente fez uma avaliação errada”. Costa espera que eleições tragam estabilidade

"O Presidente fez uma avaliação errada”. Costa espera que eleições tragam estabilidade
Lusa
| País
Porto Canal

Em entrevista à TVI/CNN, António Costa disse que Marcelo Rebelo de Sousa fez um erro com a decisão de dissolver o parlamento no seguimento do pedido de demissão do primeiro-ministro.

“O Presidente fez uma avaliação errada e só espero que das eleições de 10 de março resulte uma situação mais estável do que a tínhamos”, atirou o líder do agora Governo de gestão.

António Costa lembrou que nem o Conselho de Estado apoiou a ideia do Presidente da República, acreditando que o PS tinha, nos seus quadros, alternativas credíveis para desempenhar o cargo de primeiro-ministro.

A verdade é que depois da decisão de Marcelo, o país vai mesmo a eleições legislativas a 10 de março de 2024.

Sobre estas, António Costa espera que os resultados tragam estabilidade ao país. Algo que apenas uma vitória do Partido Socialista pode garantir, acredita o secretário-geral do partido.

O primeiro-ministro voltou a não querer apoiar nenhum dos candidatos à liderança do PS, atirando que um deles é atualmente ministro no seu governo e que outro o foi até há pouco tempo.

Mas há algo que Costa não tem dúvidas, “qualquer um deles tem mais experiência, muito mais competência e assegura melhores condições de governação do que o líder da oposição”, falando de José Luís Carneiro e Pedro Nuno Santos.

Depois da crítica ao líder do PSD, o primeiro-ministro voltou a criticar os sociais-democratas. “Como é que a o fim destes anos todos o melhor que têm para dar energia ao partido é irem buscar Cavaco Silva para animar o PSD?”, aludindo à presença do antigo Presidente da República no Congresso do PSD, que reuniu o maior aplauso da dia.

+ notícias: País

Primeiro, a Aurora. Depois, o meteoro. Portugueses já preparam fenómeno do próximo fim-de-semana

Os últimos fins-de-semana ficaram marcados por fenómenos inéditos em Portugal que tiveram sempre como protagonista o céu. Depois de uma aurora boreal que pintou de rosa a noite de 10 para 11 de maio, neste fim-de-semana foi a vez de um forte clarão rasgar os céus portugueses. Estes dois eventos, muito raros em território nacional, estão a ser abundantemente comentados e uma das perguntas mais feitas é: o que aguarda o próximo sábado e domingo?

Meteoro avistado em Portugal não atingiu a superfície terrestre

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50. O fenómeno provocou um rasto de luz verde, segundo vários relatos partilhados nas redes sociais.

Balcão de Denúncia online para migrantes e refugiados lançado esta terça-feira

O coletivo Humans Before Borders, estudantes da Escola Superior de Educação do Porto e um grupo de migrantes e refugiados vão lançar, na terça-feira, um balcão de denúncia online para registar queixas e recolher testemunhos.