Falhas dos autocarros da rede UNIR continuam a dar problemas no grande Porto

Falhas dos autocarros da rede UNIR continuam a dar problemas no grande Porto
| Norte
Maria Abrantes

Quase uma semana depois do arranque da nova rede de autocarros da Área Metropolitana do Porto, a UNIR, persistem os problemas na supressão de autocarros e na falta de informação prestada aos utilizadores.

Esta quarta-feira, no Terminal das Camélias, junto à Praça da Batalha, ao final da tarde estava mais de uma centena de pessoas à espera de autocarros que não chegaram a passar, ou que encheram tão depressa que a maior parte dos utilizadores teve de permanecer à espera de um novo autocarro, qual D. Sebastião.

Naquele terminal de autocarros, a situação mais crítica prende-se com os passageiros que viajam para São João da Madeira e Santa Maria da Feira, uma vez que, devido ao trajeto e autoestrada, têm obrigatoriamente de ir sentados, o que diminui a capacidade de transporte.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

O facto de terem alterado os horários, de nem todos os autocarros pararem naquele terminal e a falta de informação pioram drasticamente a situação, formando-se uma fila imensa de pessoas que desespera por um lugar num autocarro.

Mas o problema não reside apenas naquele destino. A imagem mais frequente, ao passar pelo terminal, é a de várias pessoas a dirigirem-se aos motoristas dos autocarros que por ali param e voltarem para trás com um semblante pesado. Devido à falta de informação e de sinalética, perguntam aos motoristas para onde se dirige aquele autocarro e, na maioria das vezes, não segue para o destino desejado.

A nova rede de autocarros da Área Metropolitana do Porto, denominada UNIR, entrou em serviço na passada sexta-feira, 1 de dezembro, depois de um concurso público lançado em 2020, determinando uma ‘revolução’ no transporte rodoviário de passageiros na região. O arranque das operações tem sido alvo de muitas críticas por parte dos utilizadores e esta quarta-feira não foi exceção.

+ notícias: Norte

Requalificada Variante da Encosta em Braga com 7km de extensão

Já estão concluídas as obras de requalificação integral da Variante da Encosta, entre a Avenida João II e a Avenida Alfredo Barros, em Braga, informou, esta segunda-feira, a Câmara Municipal.

Três anos do fecho da Refinaria de Matosinhos. Da revolta dos trabalhadores à incerteza do futuro dos terrenos

A Galp desligou a última unidade de produção da refinaria de Matosinhos a 30 de abril de 2021, na sequência da decisão de concentrar as operações em Sines. Três anos depois, os terrenos da antiga unidade de Leça da Palmeira estão a ser intervencionados num processo de longa data que remonta a 2020, quando foi anunciada a “descontinuação das operações de produção”.

Camião que transportava produtos alimentares tomba e condiciona A1 na Feira

Um veículo pesado de mercadorias tombou, na tarde desta segunda-feira, na A1, no sentido Porto-Lisboa, na freguesia de S. Paio de Oleiros, em Santa Maria da Feira, confirmou ao Porto Canal o Comando Sub-Regional do Porto (CDOS).