Novo ‘mini terminal’ de autocarros em Gondomar não está concluído

Novo ‘mini terminal’ de autocarros em Gondomar não está concluído
| Norte
Porto Canal

A Câmara Municipal de Gondomar está a construir um “mini terminal rodoviário” no Largo do Souto que ainda não se encontra concluído. Aquele que é para muitos gondomarenses o coração do concelho vai sofrer uma transformação que lhe permita albergar os autocarros da nova rede de transportes UNIR, a marca sob a qual vão operar as transportadoras da Área Metropolitana do Porto (AMP).

Inicialmente, o presidente da Câmara Municipal de Gondomar tinha previsto que a requalificação estivesse concluída “no dia 29 de novembro, para que no dia 1 de dezembro arranque a operação da UNIR”. No entanto, as condições climáticas sentidas nos últimos dias na cidade provocaram um ligeiro atraso na conclusão dos trabalhos.

Ao Porto Canal, fonte da autarquia de Gondomar revelou que espera que as obras estejam prontas no início da próxima semana.

Em declarações ao Porto Canal já na semana passada, Marco Martins comentou que o novo terminal de Gondomar com nove cais será “o principal ponto de paragem e início de linha” da nova rede de transportes, "aumentando em mais de 37% a oferta de transporte público” na cidade.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

“Passamos de 90 para 300 circulações por dia na rede UNIR, face à Gondomarense”, ressalva o edil, assumindo que a nova rede de autocarros vai “contribuir para mais mobilidade e até para a descarbonização do planeta”.

O investimento da autarquia na estrutura foi de cerca de 110 mil euros, sendo que a nova rede de autocarros utiliza quatro dígitos para identificar as linhas e em Gondomar o primeiro número manter-se-á o 8.

Na véspera do arranque da operação da rede de autocarros UNIR falta apenas revelar os horários para o lote 2, que compõe os concelhos de Gondomar, Valongo, Paredes e Santo Tirso. Para os restantes lotes já são conhecidos os horários.

 

+ notícias: Norte

Requalificada Variante da Encosta em Braga com 7km de extensão

Já estão concluídas as obras de requalificação integral da Variante da Encosta, entre a Avenida João II e a Avenida Alfredo Barros, em Braga, informou, esta segunda-feira, a Câmara Municipal.

Camião que transportava produtos alimentares tomba e condiciona A1 na Feira

Um veículo pesado de mercadorias tombou, na tarde desta segunda-feira, na A1, no sentido Porto-Lisboa, na freguesia de S. Paio de Oleiros, em Santa Maria da Feira, confirmou ao Porto Canal o Comando Sub-Regional do Porto (CDOS).

Trabalhador de concessionária morre atropelado por carro na A7

Um homem de 53 anos de idade morreu atropelado por um veículo ligeiro, na tarde desta segunda-feira, na A7, junto à freguesia de Oliveira Santa Maria, em Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave.