Ministra garante alargamento da gratuitidade às creches geridas pelas autarquias em 2024

Ministra garante alargamento da gratuitidade às creches geridas pelas autarquias em 2024
| Política
Porto Canal

As creches sob a alçada das autarquias vão também agora ser abrangidas pela gratuitidade, mas só depois das vagas estarem esgotadas no setor social. A garantia foi dada na manhã desta terça-feira pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Ana Mendes Godinho foi ouvida na audição das Comissões de Orçamento e Finanças e de Trabalho, Segurança Social e Inclusão, para a discussão na especialidade do próximo Orçamento do Estado.

“Alargamos para 2024 a gratuitidade das creches para 120 mil crianças, abrangendo as crianças de todas as idades. Também em 2024 será alargada a gratuitidade às creches das autarquias locais, quando não exista resposta por parte da rede protocolada com a Segurança Social”, adiantou a ministra.

Ana Mendes Godinho fala de um Orçamento do Estado “histórico” que “reforça o Estado social”. Gratuitidade das creches é “transformadora de vidas e transformadora de Portugal, servirá nos próximos anos e que ninguém a pode parar”, refere ainda a governante com a esperança que a medida seja um “compromisso” de todos os partidos que “não volta para trás”.

Foi também garantido que ainda no mês de novembro vai ser lançado um aviso pelo Governo para a criação de 12 mil novos lugares para creches.

+ notícias: Política

Parlamento vai ouvir ministra da Administração Interna sobre crimes de ódio e insegurança

A Comissão de Assuntos Constitucionais aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um requerimento do PCP para a audição urgente da ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, sobre prevenção de crimes de ódio em Portugal, depois do caso ocorrido no Porto.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".