Carneiro recupera slogan usado por Pizarro nas autárquicas de 2013

Carneiro recupera slogan usado por Pizarro nas autárquicas de 2013
| Política
João Pedro Gomes

“Por todos”: foi com este slogan abrangente que Manuel Pizarro se apresentou às eleições autárquicas de 2013, as primeiras que disputou como cabeça de lista à Câmara do Porto. O mesmo slogan é agora usado por José Luís Carneiro, dez anos depois, com a liderança do Partido Socialista e de um futuro governo no horizonte.

José Luís Carneiro e Manuel Pizarro partilham assento no conselho de ministros, mas estão longe de pertencer à mesma ala do Partido Socialista. O Ministro da Saúde sucedeu, em 2016, o Ministro da Administração Interna na liderança da distrital do PS no Porto e a relação de forças entre ambos sempre foi mais feita de equilíbrio do que de tensão.

Foi, por isso, com surpresa que este sábado alguns dos colaboradores próximos de Pizarro na campanha às autárquicas de 2013 reagiram à frase que José Luís Carneiro trouxe consigo para anunciar a candidatura à sucessão de António Costa, como secretário-geral do PS.

A explicação poderia estar no criativo. Vitor Tito, empresário do Porto da área da comunicação, responsável pela empresa BBZ, conduziu a campanha de Pizarro em 2013 e surgiu ao lado de Carneiro, no momento em que o socialista de Baião se apresentou, este sábado, em Coimbra. Mas o próprio Vitor Tito recusa qualquer responsabilidade sobre a campanha do Ministro da Administração Interna aos órgãos partidários. “Sou apenas uma amigo e, evidentemente, apoio-o a título pessoal”, respondeu, antes mesmo de lembrar que nada tinha a ver com a estrutura de campanha de Carneiro.

José Luís Carneiro não respondeu às tentativas de contacto do Porto Canal.

+ notícias: Política

Pedro Nuno Santos: "Quem parece que está a trabalhar para eleições é o Governo”

O líder socialista considerou esta segunda-feira que “quem parece que está a trabalhar para eleições é o Governo” e assegurou estar disponível para uma maioria com PSD/CDS que permita viabilizar as negociações que sejam concluídas com diferentes grupos profissionais.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".