Chega realiza congresso nos dias 12, 13 e 14 de janeiro

Chega realiza congresso nos dias 12, 13 e 14 de janeiro
| Política
Porto Canal/Agências

O Chega vai realizar o seu sexto congresso entre os dias 12 e 14 de janeiro, em Lisboa, anunciou esta sexta-feira o presidente do partido, André Ventura, indicando que será recandidato à liderança.

“Pedi à Mesa, em nome da Direção Nacional ontem reunida, que avance para a realização de um congresso eletivo nos dias 12, 13 e 14 de janeiro”, afirmou, em declarações aos jornalistas na sede do Chega.

André Ventura indicou que a sexta reunião magna do Chega vai realizar-se em Lisboa e terá na ordem de trabalhos a eleição do presidente do partido, à qual já tinha anunciado que se ia recandidatar, e dos órgãos nacionais.

Este congresso vai decorrer um ano depois da última convenção, que decorreu em Santarém, e na sequência de o Tribunal Constitucional ter invalidado a convocatória dessa reunião magna.

O presidente do Chega indicou que a Direção Nacional vai convocar um Conselho Nacional que, por sua vez, decidirá marcar formalmente o congresso e disse acreditar que, desta vez, não será obstaculizado pelo Tribunal Constitucional.

"O Conselho Nacional tinha 70 membros e agora tem 30, está tudo como o Tribunal Constitucional apontou", defendeu.

Nesta reunião do órgão máximo do partido será aprovado o programa com que o Chega se apresentará às eleições legislativas anecipadas de 10 de março e André Ventura admitiu sexta-feira que poderá anunciar "alguns nomes" que irão constar das listas de candidatos a deputados, que serão aprovadas pela Direção Nacional.

+ notícias: Política

Morreu antigo deputado e eurodeputado do PCP Sérgio Ribeiro

O antigo deputado e eurodeputado do PCP Sérgio Ribeiro morreu aos 88 anos, informou esta segunda-feira o partido, que destaca a sua dedicação à luta “pela emancipação dos povos, pela democracia, o progresso social, a paz e o socialismo”.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".