Marcelo aceita demissão de Costa e vai falar ao país na quinta-feira

Marcelo aceita demissão de Costa e vai falar ao país na quinta-feira
| Política
Porto Canal

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, aceitou o pedido de demissão de António Costa, pode ler-se na nota divulgada no sítio oficial da Presidência da República.

Na sequência da demissão, Marcelo Rebelo de Sousa “decidiu convocar os Partidos Políticos representados na Assembleia da República para amanhã, quarta-feira, dia 8 de novembro e convocar o Conselho de Estado, ao abrigo do artigo 145.º, alínea a) e da alínea e), segunda parte, para se reunir depois de amanhã, quinta-feira, 9 de novembro, pelas 15h00, no Palácio de Belém”.

O primeiro-ministro apresentou a demissão do cargo esta terça-feira, após as buscas que decorreram esta manhã em vários gabinetes do Governo e que levaram à detenção de cinco pessoas, incluindo o chefe de gabinete de Costa, Vítor Escária.

"Dediquei-me de alma e coração a servir Portugal e a servir os portugueses", começou Costa na declaração ao país, antes de apresentar a demissão.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

Também António Costa foi alvo de um inquérito autónomo, conduzido pelo Supremo Tribunal de Justiça.

António Costa assumiu o cargo em 2015, ao liderar o XXI Governo Constitucional sendo reeleito no cargo em 2019.

Foi ainda ministro de Estado e da Administração Interna, entre março de 2005 e maio de 2007, no governo de José Sócrates. Entre 1991 e 2004 foi também deputado à Assembleia da República.

Durante dois anos presidiu na Assembleia da República ao Grupo Parlamentar do Partido Socialista, de abril de 2002 a março de 2004 e, pouco tempo depois, rumou ao Parlamento Europeu onde foi deputado entre junho de 2004 e março de 2005, tendo sido, durante esse período, vice-presidente do Parlamento Europeu.

Durante a manhã desta terça-feira, foi tornado público buscas da Polícia de Segurança Pública (PSP) em vários ministérios e na residência oficial do primeiro-ministro, no Palácio de São Bento. Em causa está um inquérito que está a investigar a exploração de lítio em Montalegre e a suspeita de crime nos negócios do hidrogénio verde.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.