FC Porto (Basquetebol): Omil derreteu o gelo

FC Porto (Basquetebol): Omil derreteu o gelo
| Norte
Porto Canal

FC Porto venceu em casa do campeão sueco (71-79) com 25 pontos do extremo norte-americano

A equipa de basquetebol do FC Porto estreou-se na FIBA Europe Cup com uma excelente vitória na Suécia diante do conjunto detentor do título local. Frente aos Norrköping Dolphins, na Stadium Arena, os comandados de Fernando Sá impuseram-se por 71-79 e somaram os dois primeiros pontos no grupo que partilham com os dinamarqueses do Bakken Bears e os turcos do Manisa.

Tanner Omlid surgiu no cinco inicial e em grande plano desde cedo, a assinar os únicos cinco pontos portistas noutros tantos minutos, antes de Cat Barber marcar oito e seguir o bom exemplo do compatriota. Os suecos atiravam muito desde o perímetro, conforme previsto por Charlon Kloof na antevisão da partida, mas essa aposta tardava em revelar-se certeira.

A perderem por dois (19-17), os Dragões fizeram cinco faltas no primeiro minuto do segundo período, ficaram condicionados na defesa e viram esse atraso crescer até aos sete. Omlid não parecia importado nem tinha medo de lançar. Bem pelo contrário, conforme demonstram os cinco triplos concretizados pelo reforço ex-Sporting ao intervalo, quando os azuis e brancos já venciam 37-41.

O descanso não travou o ímpeto do FC Porto e muito menos o de Omlid, que juntou sete ressaltos aos 23 pontos em meia-hora e contribuiu decisivamente para que os forasteiros continuassem na frente (57-60). Phil Fayne também jogava bem, impunha-se na luta das tabelas e alcançava o duplo-duplo com dois desarmes de lançamento.

Os azuis e brancos venciam por dois dígitos a dois minutos do fim e o inevitável desfecho confirmou-se ao cabo dos 40 regulamentares, quando a buzina soou e garantiu o triunfo visitante, por 71-79, muito graças aos 25 pontos de Tanner Omlid, o MVP da jornada europeia.

Sábado há clássico contra o Benfica, no Dragão Arena, relativo à quarta jornada do campeonato (14h30, FC Porto TV/Porto Canal).

FICHA DE JOGO

NORRKÖPING DOLPHINS-FC PORTO, 71-79
FIBA Europe Cup, Grupo E, 1.ª jornada
17 de outubro de 2023
Stadium Arena, em Norrköping (Suécia)

Árbitros: Zdenko Tomasovic (Eslováquia), Kyriacos Christou (Chipre) e Josh Bowe (Grã-Bretanha)

NORRKÖPING DOLPHINS: Tim Schuberg (10), Felix Terins (23), Marcus Tyus (5), Karl Gamble (2) e Adam Ramstedt (6)
Suplentes: Hugo Bergstrom, Viktor Bystrom, Nathan Dawit, Elias Desport, Hugo Lilja, CJ Penha (15) e Issac Vann (10)
Treinador: Mikko Riipinen

FC PORTO: Cat Barber (16), Tanner Omlid (25), Charlon Kloof (8), Cleveland Melvin (7) e Phil Fayne (16)
Suplentes: Miguel Maria (1), Luís Silva, Aaron Harrison, Nuno Sá, João Guerreiro, Miguel Queiroz, Keven Gomes (4)
Treinador: Fernando Sá

Ao intervalo: 37-41
Parciais: 19-17, 18-24, 20-19 e 14-19

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.