Notícia Porto Canal. Governo estuda alteração à ‘Lei Uber’

Notícia Porto Canal. Governo estuda alteração à ‘Lei Uber’
| País
Porto Canal

O Governo tem em cima da mesa uma alteração legislativa relativa aos veículos de transporte individual de passageiros (TVDE). O objetivo, garante Duarte Cordeiro, é otimizar a oferta do transporte, tal como foi feito com os táxis em setembro deste ano.

Em entrevista ao Porto Canal, o ministro do Ambiente e Ação Climática afirmou que o Governo está disponível para reunir com os municípios e trabalhar em conjunto com as autarquias.

Duarte Cordeiro deu o exemplo da alteração da Lei do Táxi para defender o trabalho do Governo na transferência de competências para as autarquias. "Eu acho que nós com a lei do táxi procuramos reforçar aquilo que eram as competências ao nível municipal e supramunicipal daquilo que são as áreas metropolitanas, para poder otimizar aquilo que é a oferta”, afirmou.

Pelo mesmo caminho, afirmou o socialista, poderá seguir a legislação relativa aos veículos de transporte individual de passageiros (TVDE).

A ‘Lei Uber’ foi aprovada em 2018 e estabelece as regras de funcionamento dos TVDE, que podem agora passar para a esfera municipal e intermunicipal.

Recorde-se que o novo regime do táxi, aprovado em Conselho de Ministros em setembro, passou a prever a gestão intermunicipal das licenças detidas pelos operadores e reformulou o modelo tarifário do setor, atribuindo aos municípios a responsabilidade de fixar o contingente de táxi em cada concelho.

Na passada sexta-feira, o ministro do Ambiente esteve de visita ao Porto por ocasião da cerimónia de apresentação das quatro novas linhas de metro, realizada em Gondomar.

Durante a cerimónia, Duarte Cordeiro garantiu que esta aposta no transporte coletivo do Porto veio reforçar a importância da articulação entre as políticas nacionais com as responsabilidades locais.

+ notícias: País

Emirates lança recrutamento em duas cidades do Norte do país

A principal companhia aérea dos Emirados Árabes Unidos vai realizar ações de recrutamento em duas cidades do Norte do país no final do mês de maio. O anúncio foi feito no website oficial da companhia área.

Quatro em cada cinco encarregados de educação insatisfeitos com manuais digitais

Mais de quatro em cada cinco encarregados de educação que responderam a um inquérito sobre o projeto-piloto do Ministério da Educação para introduzir manuais digitais nas escolas estão insatisfeitos e defendem o fim do programa.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".