Sinagoga da Comunidade Israelita do Porto vandalizada durante a noite

| Porto
Porto Canal

A Sinagoga Kadoorie, da Comunidade Israelita do Porto, foi grafitada, durante a madrugada desta quarta-feira.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

O ato de vandalismo deu-se depois de a fachada da Câmara Municipal do Porto ter estado iluminada com as cores da bandeira de Israel.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

A iniciativa vai repetir-se esta quarta e quinta-feira durante o mesmo horário, de acordo com a autarquia.

Várias dezenas de pessoas marcaram presença em frente à Câmara do Porto em solidariedade com o povo israelita. Foi cantado o hino israelita, várias velas acesas e levados ao ar cartazes onde se lia: “Free hostages” (Libertem os reféns) ou “they just wanted to dance” (Eles só queriam dançar), numa referência ao ataque terrorista do Hamas ao festival Supernova.

O grupo islâmico Hamas lançou no sábado um ataque surpresa contra o território israelita, sob o nome de operação “Tempestade al-Aqsa”, com o lançamento de milhares de foguetes e a incursão de milicianos armados por terra, mar e ar.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: Porto

Ataque em centro social no Bonfim foi considerado "crime público"

Foi na madrugada de segunda-feira que o Centro Social Autogerido A Gralha, no Porto, foi alvo de um incêndio e atos de vandalismo. O espaço localiza-se na mesma freguesia onde foram agredidos imingrantes. Através das redes sociais o centro reagiu e disse que o espaço vai manter-se encerrado, enquanto decorre investigação da ocorrência considerada crime público.

Incêndio de grandes dimensões em casa devoluta no centro do Porto

Um incêndio de grandes dimensões deflagrou numa casa devoluta no Largo da Ramada Alta, entre as ruas Serpa Pinto e Barão de Forrester, no Porto. As chamadas, no edifício com dois pisos estão a ser combatidas por mais de uma dezena de bombeiros, acompanhados por seis meios.

Antigo Matadouro de Campanhã já tem novo nome

O antigo Matadouro Industrial de Campanhã, que está a ser reconvertido para dar corpo a um centro empresarial e cultural, já tem nome escolhido. A informação foi divulgada através do ‘website’ do projeto.